Pandemia e infâncias: percepções a partir das crianças
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v12i3.49696Palavras-chave:
pandemia, infâncias, crianças, escola, saúde públicaResumo
O presente artigo enfatiza a voz das crianças e suas infâncias, colocando-as em destaque central diante o cenário de pandemia. Para tal, tem como objetivo principal investigar as percepções de crianças em torno das transformações cotidianas experienciadas com a covid-19. Participaram da pesquisa oito crianças de 6 a 11 anos, havendo consentimento tanto delas quanto de seus responsáveis para participarem dos encontros individuais e coletivos – três de cada, em um total de seis – que, devido ao cenário pandêmi- co, foram realizados à distância por uma plataforma on-line, a fim de garantir o máximo de segurança. Nesse artigo, traça-se um panorama histórico sobre a metodologia com crianças, já que é a partir dessa perspectiva que a pesquisa teve embasadas a produção e análise de dados. No decorrer da pesquisa, foi perceptível que a rotina dessas crianças foi abruptamente transformada, mo- dificando a maneira como estudam e a forma de socializar com seus pares, fato que influenciou diretamente em seus comportamentos e sentimentos.
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