Pandemia e infâncias: percepções a partir das crianças

Autores

  • Ariane Brião Santos Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Viviane Castro Camozzato Universidade Estadual do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-2617-0529

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v12i3.49696

Palavras-chave:

pandemia, infâncias, crianças, escola, saúde pública

Resumo

O presente artigo enfatiza a voz das crianças e suas infâncias, colocando-as em destaque central diante o cenário de pandemia. Para tal, tem como objetivo principal investigar as percepções de crianças em torno das transformações cotidianas experienciadas com a covid-19. Participaram da pesquisa oito crianças de 6 a 11 anos, havendo consentimento tanto delas quanto de seus responsáveis para participarem dos encontros individuais e coletivos – três de cada, em um total de seis – que, devido ao cenário pandêmi- co, foram realizados à distância por uma plataforma on-line, a fim de garantir o máximo de segurança. Nesse artigo, traça-se um panorama histórico sobre a metodologia com crianças, já que é a partir dessa perspectiva que a pesquisa teve embasadas a produção e análise de dados. No decorrer da pesquisa, foi perceptível que a rotina dessas crianças foi abruptamente transformada, mo- dificando a maneira como estudam e a forma de socializar com seus pares, fato que influenciou diretamente em seus comportamentos e sentimentos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERTASI, A. T. F. O desenho narrativo na pré-escola: as crianças e seus pensamentos coloridos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/201443/001102414.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 18 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico: boletim epidemiológico especial 52. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2021. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/ marco/05/boletim_epidemiologico_covid_52_final2.pdf. Acesso em: 23 abr. 2021.

CUNHA, A. C.; FERNANDES, N. Estudos da Criança: participação infantil: a sua visibilidade a partir da análise de teses e dissertações em Sociologia da Infância. In: SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO, 1., 2012, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: [s. n.], 2012. p. 36-48.

FARIA, A. L. G. de; DEMARTINI, Z. de B. F.; PRADO, P. D. (org.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 3. ed. Campinas: Autores associados, 2009.

FRIEDMANN, A. A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias. São Paulo: Panda Books, 2020.

FRIEDMANN, A. Linguagens e culturas infantis. São Paulo: Cortez, 2013.

FUSINATO, C. V.; KRAEMER, C. A invenção histórica da escola e escolarização no Brasil. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Educere, 2013. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/7876_5302. pdf. Acesso em: 17 jun. 2021.

GALZERANI, M. C. B. Imagens entrecruzadas de infância e de produção de conhecimento histórico em Walter Benjamin. In: FARIA, A. L. G. de; DEMARTINI, Z. de B. F.; PRADO, P. D. (org.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 3. ed. Campinas: Autores associados, 2009. p. 49-68.

MAFRA, A. H. Metodologias de pesquisa com crianças: desafios e perspectivas. Zero-A-Seis, Florianópolis, v. 17, n. 31, p. 107-119, 2015.

MARQUES, P. B.; CASTANHO, M. I. S. O que é a escola a partir do sentido construído por alunos. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 23-33, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/cFhY4m7NZp6Q3YCCx gtMkcb/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 22 maio 2021.

MARTINS FILHO, A. J.; BARBOSA, M. do C. S. Metodologias de pesquisas com crianças. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 18, n. 2, p. 8-28, 2010. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/ index.php/reflex/article/view/1496. Acesso em: 2 nov. 2020.

PASTORE, M. Di N. Infâncias, crianças e pandemia: em que barco navegamos?. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos, v. 29, p. 1-29, 2021. Disponível em https://www.scielo.br/j/cadbto/a/YH 4Ln7JjzzQn3CdhCskYpCz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 jun. 2021.

RODRIGUES, S. A.; BORGES, T. F. P.; SILVA, A. S. da. “Com olhos de criança”: a metodologia de pesquisa com crianças pequenas no cenário brasileiro. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 2, p. 270-290, 2014. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/ index.php/Nuances/article/view/3188/2698. Acesso em: 2 maio 2021.

ROSADO, C. T. da C. L. CAMPELO, M. E. C. H. Educação escolar: a

vez e a voz das crianças. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 71, p. 401-424, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/T7KrzGkytVmnSsN3YXHQwwz/?for mat=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 jun. 2021.

SÁ, C. dos S. C. de. et al. Distanciamento social covid-19 no Brasil: efeitos sobre a rotina de atividade física de famílias com crianças. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 39, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/rp7gw57vvXhQ5vG899PKMXJ/?for mat=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jun. 2021.

SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

ZORDAN, P.; ALMEIDA, V. D. Parar pandêmico: educação e vida. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/ view/15481/209209213435. Acesso em: 15 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2024-01-18

Como Citar

Santos, A. B. ., & Camozzato, V. C. (2024). Pandemia e infâncias: percepções a partir das crianças. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(03). https://doi.org/10.9771/re.v12i3.49696

Edição

Seção

Artigos