Perfil‌ ‌e‌ ‌estratégias‌ ‌de‌ ‌famílias‌ de ‌escolas‌ ‌privadas‌ ‌de‌ ‌Belo‌ ‌Horizonte‌ ‌durante‌ ‌a‌ ‌pandemia‌ de COVID-19 ‌

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v11i2.49282

Palavras-chave:

‌Desigualdades Socioeducacionais,‌ ‌Elitização do Ensino,‌ Desigualdades Sociais

Resumo

O‌ ‌texto‌ ‌apresenta‌ ‌pesquisa‌ ‌acerca‌ ‌das‌ ‌estratégias‌ ‌educativas‌ ‌empregadas‌  por‌ ‌famílias‌ ‌cujos‌ ‌filhos‌ ‌estavam‌ ‌matriculados‌ ‌em‌ ‌escolas‌ ‌privadas‌ ‌de‌ ‌Belo‌ Horizonte‌ ‌durante‌ ‌o‌ ‌ano‌ ‌de‌ ‌2020,‌ ‌no‌ ‌contexto‌ ‌do‌ ‌ensino‌ ‌remoto‌ ‌imposto‌ ‌pela‌ pandemia‌ ‌de‌ ‌COVID-19.‌ ‌Primeiramente,‌ ‌foi‌ ‌utilizado‌ ‌um‌ ‌questionário‌ ‌digital,‌ objetivando‌ ‌traçar‌ ‌um‌ ‌perfil‌ ‌sociológico‌ ‌dos‌ ‌sujeitos.‌ ‌Em‌ ‌seguida,‌ ‌foram‌ ‌realizadas‌ entrevistas‌ ‌semiestruturadas‌ ‌que‌ ‌visaram‌ ‌conhecer‌ ‌detalhes‌ ‌das‌ ‌estratégias‌ ‌que‌ as‌ ‌famílias‌ ‌utilizavam‌ ‌para‌ ‌lidar com ‌essa‌ ‌modalidade‌ atípica‌ ‌de‌ ‌educação‌ ‌em‌ ‌ambiente‌ ‌doméstico.‌ ‌Os‌ ‌resultados‌ ‌indicam‌ ‌que‌ ‌as‌ ‌famílias‌ convertem‌ ‌as‌ ‌vantagens‌ ‌proporcionadas‌ ‌pelos‌ ‌seus‌ ‌capitais‌ ‌em‌ ‌estratégias‌ educacionais‌ ‌de‌ ‌dimensão‌ ‌material‌ ‌e‌ ‌cultural‌ ‌decisivas‌ ‌para‌ ‌melhor‌ ‌lidar‌ ‌com‌ ‌o‌ contexto‌ ‌adverso‌ ‌do‌ ‌ensino‌ ‌remoto.‌ ‌

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Biografia do Autor

João Eduardo Quadros, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

João Eduardo é licenciado em Letras Inglês (UFSC) e graduado em Pedagogia (UDESC) com Mestrado em Educação (UFMG). Seu principal interesse de pesquisa é a reprodução das desigualdades sociais pela educação brasileira.

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Publicado

2022-08-17

Como Citar

Quadros, J. E. (2022). Perfil‌ ‌e‌ ‌estratégias‌ ‌de‌ ‌famílias‌ de ‌escolas‌ ‌privadas‌ ‌de‌ ‌Belo‌ ‌Horizonte‌ ‌durante‌ ‌a‌ ‌pandemia‌ de COVID-19 ‌. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.9771/re.v11i2.49282

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Artigos