Perfil e estratégias de famílias de escolas privadas de Belo Horizonte durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v11i2.49282Palavras-chave:
Desigualdades Socioeducacionais, Elitização do Ensino, Desigualdades SociaisResumo
O texto apresenta pesquisa acerca das estratégias educativas empregadas por famílias cujos filhos estavam matriculados em escolas privadas de Belo Horizonte durante o ano de 2020, no contexto do ensino remoto imposto pela pandemia de COVID-19. Primeiramente, foi utilizado um questionário digital, objetivando traçar um perfil sociológico dos sujeitos. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas que visaram conhecer detalhes das estratégias que as famílias utilizavam para lidar com essa modalidade atípica de educação em ambiente doméstico. Os resultados indicam que as famílias convertem as vantagens proporcionadas pelos seus capitais em estratégias educacionais de dimensão material e cultural decisivas para melhor lidar com o contexto adverso do ensino remoto.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1979. p. 73-79 (7. ed., 2005).
_______. Razões práticas - sobre a teoria da ação. São Paulo, SP: Papirus, 1997.
_______. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo, SP: Edusp, 2008.
CARVALHO, Cibele Noronha de; NOGUEIRA, Maria Alice. Nascer em berço de ouro: O quarto Infantil como instância socializadora. Educação & Sociedade, v. 41, p. 1-19, 2020.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC Domicílios: Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. 1. ed. São Paulo, SP: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020.
DATAFOLHA. Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias. Onda 2 - Junho/20 - AMOSTRA NACIONAL. São Paulo, SP: 2020.
FORE, Henrietta. Crianças e adolescentes não podem arcar com mais um ano de interrupção escolar. UNICEF, Nova Iorque, 12 de jan. de 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/criancas-e-adolescentes-nao-podem-arcar-com-mais-um-ano-de-interrupcao-escolar. Acesso em: 03 de mar. de 2021.
IBGE. PNAD Contínua TIC 2018: Internet chega a 79,1% dos domicílios do país. 29 abr. 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/27515-pnad-continua-tic-2018-internet-chega-a-79-1-dos-domicilios-do-pais. Acesso em: 4 mar. 2021.
______. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2020a. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101707_informativo.pdf. Acesso em: 8 de mar de 2021.
______. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2020b. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/89ec0c1b18b88b2e1b5ad7123becb548.pdf. Acesso em: 8 de mar de 2021.
IGNATOW Gabe; ROBINSON, Laura. Pierre Bourdieu: theorizing the digital. Information, Communication & Society, v. 20:7, p. 950-966, 2017.
IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça - 1995 a 2015. IPEA: Brasília/DF, 2015. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/170306_retrato_das_desigualdades_de_genero_raca.pdf . Acesso em 04/03/2021.
LAUREAU, A. A desigualdade invisível: o papel da classe social na criação dos filhos em famílias negras e brancas. Educação em Revista, Belo Horizonte, Editora da Faculdade de Educação da UFMG, n. 46, p. 32-82, Dez 2007.
MCCONNELL, Christopher; STRAUBHAAR, Joseph. Contextualizing Open WiFi Network Use with Multiple Capitals. Communication and Information Technologies Annual. Emerald Group Publishing Limited, pp.205-232, 2015.
NOGUEIRA, Maria Alice. Família e escola na contemporaneidade: os meandros de uma relação. Educação e Realidade, v. 31, p. 155-169, 2006.
_________. A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas. Análise Social (Lisboa), Lisboa - Portugal, v. XL, n.176, p. 563-578, 2005.
_________. No fio da navalha - A (nova) classe média brasileira e sua opção pela escola particular. In: ROMANELLI, G; NOGUEIRA, M.A.; ZAGO, N. (Org.). Família & escola – Novas perspectivas de análise. Petrópolis: Vozes, v. 1, p. 109-130. 2013.
SIQUEIRA, Ana Rita; NOGUEIRA, Maria Alice de Lima Gomes. Focalizando um segmento específico da rede privada de ensino: escolas particulares de baixo custo. Educação e Pesquisa, v. 43, p. 1005-1022, 2017.
RESENDE, Tânia F.. Dever de casa, espelho de desigualdades educacionais e sociais. EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO), v. 28, p. 159-184, 2012.
SALATA, A. R.. Uma nova abordagem empírica para a hierarquia de status no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais (Online), v. 31, p. 01, 2016.
SOUZA, L.. Covid-19: 39% dos patrões dispensaram diaristas sem manter o pagamento. Agência Brasil, São Paulo, 24 abr. 2020.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/covid-19-39-dos-patroes-dispensaram-diaristas-sem-manter-o-pagamento. Acesso em: 08 mar. 2021.
UNICEF. Educación en pausa. Ciudad del Saber: Oficina Regional para América Latina y el Caribe; 2020.
________. Situação mundial da infância - 2003. Brasília (DF): Escritório Regional da América Latina e Caribe; 2003.
VAN DEURSEN, A.; HELSPER, E. J. The third-level digital divide: Who benefits most from being online? in ROBINSON, L. et al. Studies in Media and Communications, v. 10, p. 29-52, Bingley: Reino Unido: Emerald Group Publishing Limited, 2015.
VILLANUEVA-MANSILLA, E.; NAKANO, T.; EVARISTO, I.. From Divides to Capitals: An Exploration of Digital Divides as Expressions of Social and Cultural Capital. in ROBINSON, L. et al. Studies in Media and Communications, v. 10, p. 89-117, Bingley: Reino Unido: Emerald Group Publishing Limited, 2015.