Práticas curriculares docentes em tempos de pandemia – repensar o retorno ao “novo normal”
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v12i3.48659Palavras-chave:
curriculo, pandemia, agência e decisão curricularResumo
Este artigo, tendo como foco práticas curriculares docentes em tempos de pandemia, dá conta de um estudo que teve como pergunta de partida: como percebem os(as) professores(as), no cenário curricular, o retor- no às aulas presenciais? Do ponto de vista empírico, recorre-se a narrativas de professores da educação básica que atuaram durante o isolamento social, considerando suas experiências enquanto atores e atrizes curriculantes com uso de poder de agência. Essas narrativas são dialogadas com a obra A cruel pedagogia do vírus (Santos, 2020), assim como com conceitos que têm marcado o campo dos estudos curriculares e apoiam a configuração de um horizonte no retorno às aulas presenciais, no que interessa às recontextuali- zações das práticas docentes enquanto decisores curriculares. Nesse sentido, algumas reflexões foram interconectadas à obra citada, abrindo caminhos para percepções outras dos desafios que a pandemia da covid-19 causou na educação brasileira e de como um horizonte de desafios continuam abertos para a prática docente no chamado “novo normal”.
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