Práticas curriculares docentes em tempos de pandemia – repensar o retorno ao “novo normal”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v12i3.48659

Palavras-chave:

curriculo, pandemia, agência e decisão curricular

Resumo

Este artigo, tendo como foco práticas curriculares docentes em tempos de pandemia, dá conta de um estudo que teve como pergunta de partida: como percebem os(as) professores(as), no cenário curricular, o retor- no às aulas presenciais? Do ponto de vista empírico, recorre-se a narrativas de professores da educação básica que atuaram durante o isolamento social, considerando suas experiências enquanto atores e atrizes curriculantes com uso de poder de agência. Essas narrativas são dialogadas com a obra A cruel pedagogia do vírus (Santos, 2020), assim como com conceitos que têm marcado o campo dos estudos curriculares e apoiam a configuração de um horizonte no retorno às aulas presenciais, no que interessa às recontextuali- zações das práticas docentes enquanto decisores curriculares. Nesse sentido, algumas reflexões foram interconectadas à obra citada, abrindo caminhos para percepções outras dos desafios que a pandemia da covid-19 causou na educação brasileira e de como um horizonte de desafios continuam abertos para a prática docente no chamado “novo normal”.

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Biografia do Autor

Laíla Sampaio Lima, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia - MPED. Possui graduação em Letras pela Universidade Salvador (2010) e Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (2011) Atualmente é técnico universitário da Universidade do Estado da Bahia, Campus IV Jacobina, Integrante do Grupo de pesquisa CULTIVI - Cultura Visual, Educação e Linguagens da Universidade do Estado da Bahia, desenvolvendo pesquisas na área da fotografia em contextos educacionais. Atua também na investigação da área de Currículo e Educação Patrimonial Multi/Inter Cultural. Aluna intercambista na Universidade do Porto, Portugal, no período de semtembro de 2018. Possui experiencia como docente nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras Vernáculas nas disciplinas Alfabetização e Letramento, Literatura Brasileira, Metodologia do Ensino e Pesquisa e Sociologia da Educação.

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Publicado

2024-01-18

Como Citar

Lima, L. S., & Leite, C. . (2024). Práticas curriculares docentes em tempos de pandemia – repensar o retorno ao “novo normal”. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(03). https://doi.org/10.9771/re.v12i3.48659

Edição

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Artigos