O jogo digital como estratégia de Educação Alimentar e Nutricional para o público infantil
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v13i02.48296Palavras-chave:
desenvolvimento de jogos digitais; ensino-aprendizagem; público infantil; Educação Alimentar e Nutricional.Resumo
Os jogos digitais têm ocupado um espaço em grande proporção no cotidiano das crianças, sobretudo no período de confinamento obrigatório pela pandemia do novo coronavírus. Neste contexto, percebe-se a emergência da utilização de jogos digitais como ferramenta de Educação Alimentar e Nutri- cional (EAN). O que se pretende neste estudo é avaliar o desenvolvimento de jogo digital como uma ferramenta para a prática da EAN para o público infantil. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo descritivo, sendo dividido em duas etapas: a primeira consistiu-se em uma pesquisa bibliográfica para identificar a metodologia dos artigos que descreviam o desenvolvimento de um jogo digital como uma ferramenta para a prática da EAN. A segunda etapa tratou de analisar o jogo Picnic do Chapeuzinho por meio de um questionário com perguntas sobre: objetivos do jogo, público-alvo, do que se trata o jogo, métodos para seu desenvolvimento. A avaliação da literatura permitiu destacar pontos positivos e negativos que caracterizavam o desenvolvimento de um jogo e mostrar o potencial a ser alcançado, caso o jogo Picnic do Chapeuzinho seja utilizado como uma ferramenta digital para a prática da EAN. A realização desta pesquisa pôde trazer contribuições sobre o conhecimento de jogos e aprendizagem, ampliando o olhar sobre as possibilidades de torná-los métodos eficientes à prática de EAN.
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