A escola na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes: tecendo possibilidades educativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v13i2.47920

Palavras-chave:

Educação Pelo Cinema, Educação para a Prevenção, Cultura, Violência Sexual

Resumo

As violências sexuais contra crianças e adolescentes são violações
dos direitos sexuais no que tange ao abuso ou à exploração dos seus corpos.
Vislumbrar estratégias de promoção de uma educação para a prevenção dessas
violências é necessário e urgente para o pleno desenvolvimento humano e
social. Por isso, o objetivo deste trabalho foi analisar o curta-metragem Mundo
sem porteira: um alerta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes e
trazer para a discussão a potencialidade deste artefato cultural para a educação
na escola e para a prevenção dessa violência. Foi realizada uma pesquisa
documental a partir da análise do artefato cultural utilizando referencial
teórico dos estudos culturais em educação. O filme em análise mostrou que
pode ser um promotor de ações preventivas à exploração sexual de crianças
e adolescentes. As pedagogias culturais que o curta contêm, com algumas
exceções discutidas ao longo do texto, nos ensinam que são necessárias ações
intersetoriais e multiprofissionais para a erradicação da violência sexual. O artefato
parece competente para o debate em sala de aula, pois traz elementos
pedagógicos para se pensar sobre a prevenção das violências pelo campo da
educação. Entre esses elementos estão a atuação da rede de proteção para a
identificação, a prevenção e a eliminação da exploração sexual de crianças
e adolescentes.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Hundertmarck, K. (2024). A escola na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes: tecendo possibilidades educativas: . Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(2). https://doi.org/10.9771/re.v13i2.47920

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Artigos