Ludos, Dioniso e o espelho: A ludicidade no teatro e a formação de professores

Autores

  • Emanoel Nogueira Ramos UNEB (Universidade do Estado da Bahia http://orcid.org/0000-0002-6763-2788
  • Carla Meira Pires de Carvalho Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v11i1.45979

Resumo

RESUMO

Essa escrita propõe-se a discutir possibilidades existentes nas questões lúdicas presentes na linguagem teatral, contribuindo para o processo de formação continuada de professores. O texto é resultante de uma pesquisa de campo de caráter qualitativo no âmbito do teatro e da educação, com o propósito de formação continuada de professores da educação básica.  Tem o objetivo de efetuar reflexões teóricas e investigativas em torno da experiência lúdica, que emerge a partir de um processo criativo com a improvisação teatral e possíveis possibilidades de formação continuada para os sujeitos implicados em tal processo. O jogo teatral e dramático será tomado aqui como principais veículos de diálogo entre estas duas áreas. Para isso, de forma sintética, traremos a noção de atitude lúdica no adulto, colocando esta como uma extensão do jogo espontâneo da criança, apesar de se caracterizar com algumas diferenciações. Abordaremos o jogo teatral e dramático, aliados aos processos de improvisação no teatro como grandes possibilidades de experiências, onde a ludicidade emerge, permitindo aos sujeitos construírem significações, imaginários, e novos códigos para si que podem se configurarem como uma emergência de novas aprendizagens e uma possível renovação na identidade do professor. Neste sentido, essa escrita sugere o espaço criativo do jogo teatral como um dispositivo de formação e reflexão crítica para o professor tanto no âmbito pessoal como no profissional.

 

Palavras chave: Ludicidade, jogo teatral, formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanoel Nogueira Ramos, UNEB (Universidade do Estado da Bahia

Licenciado em Teatro (UFBA), Licenciado em Pedagogia (UNINTER), Mestre em Educação (PARIS 8). Arte-educador desde 2000, atualmente professor de Artes no Estado do Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2022-05-02 — Atualizado em 2022-05-02

Versões

Como Citar

Ramos, E. N., & de Carvalho, C. M. P. . (2022). Ludos, Dioniso e o espelho: A ludicidade no teatro e a formação de professores. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.9771/re.v11i1.45979

Edição

Seção

Nº temático: Pedagogias o presente: Como nos tornamos o que somos? (finalizado)