Ideias desviantes e incertezas como elementos para pensar o futuro

Autores

  • Leonardo Conceição Gonçalves Universidade do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-3617-0506
  • Luis Henrique Monteiro de Castro Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ)
  • Rosemary dos Santos Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v11i1.45639

Resumo

Como se já não bastasse a situação de emergência sanitária em decorrência da pandemia do novo Coronavírus no ano de 2020, com ressonância nos campos econômico, cultural dentre vários outros, a população brasileira também vivenciou inúmeros acontecimentos que ameaçaram o estado democrático de direito. Assim, diante da incerteza (MORIN, 2005) de quando efetivamente as pessoas poderiam voltar a se reunir fisicamente, seja nas tradicionais festas populares, eventos científicos ou em espetáculos de qualquer outro gênero, as atividades de toda ordem precisaram assumir formatos alternativos para (re)xistir sem colocar a vida da população em risco. Assim, este texto tem como objetivo investigar em que medida as lives musicais, cada vez mais comum entre os tantos ‘dentrofora’ das diversas redes educativas, estabeleceram relações de ‘aprenderensinar’ entre os ‘fazerespensar’ cotidianos. Em nossas pesquisas, bricolamos estudos das ‘pesquisas com os cotidianos’ (CERTEAU, 2018; ALVES, 2008), com a multirreferencialidade (ARDOINO, 1998; MACEDO, 2012) para nos inspirarmos nas criações das coisas miúdas, desviantes, muitas vezes compreendidas como irrelevantes. Dessa forma, acionamos como dispositivos de pesquisa as rodas de conversas em ambientes online para tecer criações cotidianas nas diversas redes educativas reinventadas pelos usos dos dispositivos digitais em rede. Por fim, em posse dos fragmentos das histórias e das invenções coproduzidas, apresentamos como os praticantes culturais dos cotidianos interagem com o mundo externo para além da porta da própria casa (CERTEAU, 2009), cocriando ideias desviantes e incertezas como elementos para pensar o futuro.

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Biografia do Autor

Leonardo Conceição Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui Licenciatura em Educação Física (Res. CFE n° 03/87) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / UERJ (2010). É especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Goiás e Mestre em Ensino na Educação Básica (PPGEE/CEPAE/UFG). Foi professor da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD/UFG) e do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Atualmente é professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES RJ). Tem experiência nas áreas da Educação, Educação a Distância, Educação Especial, Ensino de Educação Física, atuando principalmente com os seguintes temas: Cibercultura, Metodologias de Ensino, Saúde Coletiva, Formação Profissional, Lazer e Mundo do Trabalho.

Luis Henrique Monteiro de Castro, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ)

Doutorando - ProPEd UERJ Mestre em Ensino de Física - UNIRIO, Graduado em Tecnologia em Sistemas da Computação - UFF, Graduado em Licenciatura em Técnicas Industriais-FABES. Atua profissionalmente como Professor efetivo na Escola Técnica Ferreira Viana (ETEFEV) vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC). Membro do Grupo de Pesquisa Educiber - UERJ

Rosemary dos Santos, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ)

Doutora e Mestre em Educação pela UERJ. Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação- Proped na Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) na Linha de Pesquisa:Educação, Comunicação e Cultura. Vice-coordenadora do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Líder do EduCiber (Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura) Parecerista Ad Hoc do GT 16, Educação e Comunicação, da ANPED. Pareerista Ad Hoc do ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino). E-mail: rose.brisaerc@gmail.com

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Publicado

2022-05-02 — Atualizado em 2022-05-02

Versões

Como Citar

Gonçalves, L. C., Castro, L. H. M. de ., & dos Santos, R. . (2022). Ideias desviantes e incertezas como elementos para pensar o futuro . Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.9771/re.v11i1.45639

Edição

Seção

Nº temático: Pedagogias o presente: Como nos tornamos o que somos? (finalizado)