Situações de coautoragem online no ensino fundamental

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DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v11i1.45600

Resumo

Neste artigo, relato experiências de pesquisa e formação de dez anos como professor da disciplina de Informática na Educação no ensino fundamental. Parto dos estudos ciberculturais e da educação online para pensar as situações de coautoragem propostas com as/os estudantes do 5° ano e 6° ano em duas escolas da mesma rede de ensino. Situações de coautoragem se referem a situações de aprendizagem que requerem a manifestação do pensamento crítico e da autoria criativa. Inspiro-me na epistemologia das práticas acoplada à pesquisa (auto)biográfica para refletir sobre três situações: uma produzida com o uso de editores de apresentação online, outra com podcasting e uma terceira com uso de mapas online. Considero essas situações relevantes para contribuir com as discussões sobre as pedagogias do presente, marcadas pela educação online, ensino remoto e educação híbrida. Destaco, como achados desta pesquisa, que as situações de coautoragem precisam estar contextualizadas na vida cotidiana da/o estudante e nas práticas (ciber)culturais, potencializam a expressão de si com a/o outra/o e podem inspirar outras práticas educativas além das listas de exercícios e questionários.

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Biografia do Autor

Felipe Carvalho, Uerj

Doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação ProPed/UERJ.

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Publicado

2022-05-02 — Atualizado em 2022-05-06

Versões

Como Citar

Carvalho, F. (2022). Situações de coautoragem online no ensino fundamental. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.9771/re.v11i1.45600 (Original work published 2º de maio de 2022)

Edição

Seção

Nº temático: Pedagogias o presente: Como nos tornamos o que somos? (finalizado)