As percepções dos gestores de escolas públicas diante das atividades remotas na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v11i2.43488

Palavras-chave:

Educação Infantil. Gestão escolar. Práticas pedagógicas. Atividades remotas.

Resumo

Este trabalho se propõe a analisar a percepção dos gestores escolares sobre o desenvolvimento de atividades remotas na educação infantil durante o ano letivo de 2020, marcado pela pandemia de Covid-19, que afetou distintos setores sociais, destacadamente, a educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva e de campo, na qual foi realizada uma interlocução com os gestores de escolas públicas de educação infantil de quatro municípios de pequeno porte da microrregião central do estado do Paraná/Brasil. Os dados foram analisados e categorizados mediante a análise de conteúdo. O estudo evidencia os desafios de gestão das práticas pedagógicas, as quais precisaram ser revistas e reinventadas diante de um cenário de emergência que não possibilitou o planejamento e a preparação adequada dos professores, das estruturas, equipamentos, recursos e materiais pedagógicos. Nas conclusões aponta-se que a pandemia de Covid-19 não só trouxe novos problemas e desafios para o setor educacional, mas também deixou explícito problemas históricos da educação no Brasil e os gestores e professores tem se mostrado resilientes para assegurar o atendimento aos direitos de aprendizagem das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Paula Basei, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Educação Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste (UNOESC/SMO), Especialista em Educação Física Escolar pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPE/UFSM), Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (PPE/FE/UNICAMP), Docente do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ivaí (UEM/CRV), Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Políticas de Educação Física e Esportes (GEPEFE/UEM).

Referências

BARBOSA, R. A. S.; SHITSUKA, R. Uso de tecnologias digitais no ensino remoto de alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: relato de experiência. E-Acadêmica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1-12, 2020.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2011.

BHERING, E. Percepções de pais e professores sobre o envolvimento dos pais na educação infantil e ensino fundamental. Contrapontos, Itajaí (SC), v. 3, n. 3, p. 483-510, set./dez. 2003.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Senado Federal. Secretaria Especial de Editoração e Publicações. Subsecretaria de Edições Técnicas. Brasília. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 345, de 19 de março de 2020. Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 356, de 20 de março de 2020. Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 473, de 12 de maio de 2020. Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da COVID-19. 28 de abril de 2020. Brasília, DF, 2020.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 8. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: Mec: Unesco, 2003.

GOHN, M. da G. Educação não formal: direitos e aprendizagens dos cidadãos(ãs) em tempos de corona vírus. Revista Humanidades e Inovação, Palmas (TO), v. 7, n. 7, mar. 2020.

HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review, 27 mar. 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez: 1992.

LINHARES, M. M. B.; ENUMO, S. R. F. Reflexões baseadas na Psicologia sobre

efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia, v. 37, Campinas, 2020.

LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

MARCELO, C. G. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

PARO, V. H. Gestão escolar, democracia e qualidade de ensino. São Paulo: Ática, 2013.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. Washington, 11 mar. 2020.

UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. A UNESCO reúne organizações internacionais, sociedade civil e parceiros do setor privado em uma ampla coalizão para garantir a #AprendizagemNuncaPara. Publicado em 26 mar. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/unesco-reune-organizacoes-internacionais-sociedade-civil-e-parceiros-do-setor-privado-em-uma. Acesso em: 5 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2022-08-17

Como Citar

Basei, A. P. (2022). As percepções dos gestores de escolas públicas diante das atividades remotas na educação infantil. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.9771/re.v11i2.43488

Edição

Seção

Artigos