Poder-saber na Política Curricular do PROEJA: análise do curso FIC em Operador de Computadores no Instituto Federal do Tocantins, campus Araguaína

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v13i02.43446

Resumo

Este artigo científico analisa os saberes presentes na política curricu- lar do PROEJA, programa que integra a Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Com enfoque no Plano de Curso do curso FIC em Operador de Computadores do Instituto Federal do Tocantins, campus Araguaína, a pesquisa adota uma abordagem metodológica baseada em análise bibliográfica e documental, embasada teoricamente em Michel Foucault. O objetivo central é compreender o funcionamento discursi- vo e as concepções de verdade que sustentam a relação poder-saber presentes nos documentos analisados. O estudo destaca a relevância do PROEJA como estratégia de inclusão social e acesso ao mercado de trabalho para jovens e adultos excluídos do sistema educacional. Os resultados revelam que os saberes do programa são influenciados por relações econômicas, políticas e culturais, evidenciando a integração curricular como uma arena de conflitos e disputas. Além disso, são discutidos o papel da resistência como estratégia de poder e a importância de considerar a diversidade de experiências e saberes dos alunos. Percebeu-se que o currículo do PROEJA atua como uma tecnolo- gia de poder que regula os saberes e estabelece relações de dominação, mas também encontra resistência por parte dos sujeitos envolvidos, destacando a necessidade de uma abordagem educacional inclusiva e democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janderson Henrique Mota de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná (2016) e Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais pela Universidade Federal do Tocantins (2019). Tem experiência na área de Administração atuando principalmente nos seguintes temas: simbólico, inscrições simbólicas, indicadores GIFE, governança, efeitos de sentido, posição discursivo-enunciativa, trabalho, linguagem e vulnerabilidade. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (GEPDire) da Universidade Federal do Tocantins e do Grupo de pesquisa em Gestão, Inovação, Tecnologia e Educação Socioambiental (GITES) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Sônia Eduardo de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Possui graduação em Licenciatura plena em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Goiás (2008). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Tocantins (2020). Especialista em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação em Metodologia do Ensino Superior, pela Faculdade Católica de Anápolis (2009). Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade Suldamérica (2014). É docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO / Campus Araguaína. Atualmente é presidente do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE do IFTO/Campus Araguaína. Tem trabalhado e experiência na área de: Educação, Educação ambiental, Educação Inclusiva e Filosofia. E-mail: sonia.morais@ifto.edu.br

Referências

ARAGUAÍNA. Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE): 2013. Araguaína, TO: Câmara Municipal de Araguaína, 2013. 127 p. Disponível em: <http://araguaina.to.gov.br/portal/pdf/13.pdf>. Acesso em: 03 de maio de 2020.

APPLE, Michael M. Repesando ideologia e currículo. In: MOREIRA, Antonio Flavio; TADEU, Tomaz (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. – 12.ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: 1988. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2005. 437 p.

_______. Programa Nacional de Integração da Educação profissional com a Educação Básica na modalidade da Educação de Jovens e Adultos: Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: agosto de 2007. (DOCUMENTO BASE).

_______. Decreto n. 5.478. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Brasília, DF: Congresso Nacional, 27 de junho de 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5478.htm>. Acesso em: 03 de maio de 2020.

_______. Decreto n. 5.840. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências. Brasília, DF: Congresso Nacional, 13 de julho 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5840.htm>. Acesso em: 03 de maio de 2020.

_______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº. 01/2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf>. Acesso em: 03 de maio de 2020.

_______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº. 11/2000. Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf>. Acesso em: 03 de maio de 2020.

_______. Lei n. 9394. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: . Acesso em: 03 de maio de 2020.

CASTEL, Robert. As armadilhas da exclusão. In: BELFIORE-WANDERLEY, Mariangela; BÓGUS, Lúcia; YAZBEK, Maria Carmelita (Orgs.). Desigualdade e a questão social. – 4. ed. rev. e ampliada. São Paulo: EDUC, 2013.

CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault – um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. – 2 ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006.

FOUCAULT, Michael. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 42. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

________. Microfísica do Poder. Organização, introdução e revisão técnica de Roberto machado. – 6ª ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017a.

________. A arqueologia do saber. 8. Ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HADDAD, S.; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 108-130, mai./ago. 2000. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a07.pdf>. Acesso em: 03 de maio de 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Brasil em síntese, panorama das cidades. 2019. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/araguaina/panorama>. Acesso em: 03 de maio de 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS. Projeto Político Pedagógico do Curso Operador de Computadores. Araguaína, TO: IFTO, 2013. Disponível em:<https://www.encurtador.com.br/dsG13>. Acesso em: 03 de maio de 2020.

Downloads

Publicado

2023-09-08

Como Citar

Sousa, J. H. M. de, & Morais, S. E. de. (2023). Poder-saber na Política Curricular do PROEJA: análise do curso FIC em Operador de Computadores no Instituto Federal do Tocantins, campus Araguaína. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(02). https://doi.org/10.9771/re.v13i02.43446

Edição

Seção

Artigos