Uso do play along no ensino coletivo de instrumentos em bandas de música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v11i3.42055

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Play Along, Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ECIM)

Resumo

Este texto trata-se de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo catalogar e analisar trabalhos acadêmicos que tratam sobre o uso do play along no ensino coletivo de instrumentos em bandas de música. A coleta de dados, que foi dividida em duas etapas, foi realizada através do repositório institucional da Universidade Federal da Bahia e direcionada para as dissertações de mestrado e teses de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música e para os trabalhos de conclusão final do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música. Na primeira etapa buscamos por trabalhos que contivessem as palavras-chave playback e play along e na segunda etapa buscamos por trabalhos que tivessem a palavra-chave Ensino Coletivo e o assunto Banda de música. Como resultados, obtivemos 94 trabalhos e, a partir da análise dos mesmos pode-se observar que apenas 11 apresentaram uma ou ambas as palavras-chave pesquisadas, revelando assim que a temática ainda não é tão discutida nesses programas. Também pudemos compreender a função do play along e em cada trabalho e propomos as seguintes categorias: (1) uso do play along ou playback como ferramenta auditiva para o ensino e/ou aprendizagem musical; (2) uso do play along ou playback como ferramenta auditiva para a performance musical; (3) uso do play along ou playback como ferramenta auditiva em programas de edição de partitura. Esperamos que este trabalho possa colaborar com o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre a referida temática.

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Biografia do Autor

Washington de Sousa Soares, Universidade Federal do Ceará

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Professor substituto de trompete e educação musical da Universidade Federal do Cariri (UFCA), mestrando em Educação na Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Artes com Ênfase em Música e licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Marco Antonio Toledo Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Possui graduação em Educação Artística - Licenciatura Plena - Música (2003) e mestrado em Música - área Música e Educação (2007), ambos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Concluiu o doutorado em Música (Cotutela de Tese) em 2011 nas áreas de Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia e Musicologia pela Universidade de Toulouse II, Le Mirail, França. Realizou estágio Pós-Doutoral em Musicologia na Universidade Paris-Sorbonne (2013-2014) sob a supervisão da Dra. Danielle Pistone pesquisando sobre as relações entre o Canto Orfeônico francês e brasileiro (Bolsa Funcap). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Sobral atuando no Curso de Música-Licenciatura. É docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Faced/UFC) e Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes). É membro do Comitê de Internacionalização da UFC e da Câmara das Ciências Humanas, Linguagem e Artes da FUNCAP. Líder do Grupo de Pesquisa PESQUISAMUS (CNPq), atua como pesquisador em diversos grupos de pesquisa nacionais e internacionais, sendo o coordenador brasileiro do projeto de cooperação internacional com a Universidade Laval (Canadá) intitulado "Estudo sobre as práticas musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no Brasil: formação humana e desenvolvimento através da Educação Musical em comunidades de situação de vulnerabilidade social" com financiamento da CAPES, da FUNCAP e do Ministério de Relações Internacionais do Canadá (PGCI/DFAIT 2015-2019). É membro do Comitê Permanente de Defesa da Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME) e é embaixador da Federação Internacional de Orquestras de Jovens EUROCHESTRIES. Orientando suas pesquisas sobre os temas bandas de música, didática instrumental e ensino coletivo de instrumentos musicais, têm coordenados nos últimos anos projetos sobre metacognição. Participa como convidado em diversos eventos da área no Brasil e no exterior e organiza desde 2013 as Conferências Internacionais de Educação Musical de Sobral. Como clarinetista e saxofonista estudou com os professores Fernando Silveira (Unirio), José de Freitas (UFRJ), Cristiano Alves (UFRJ), Idriss Boudrioua e Carlos Malta e foi integrante da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais entre 1997 e 2007. Ainda na Marinha do Brasil realizou turnê com o grupo "Banda Brasil" em 2003 por 23 países à bordo do Navio Escola Brasil. Na cidade do Rio de Janeiro atuou como instrumentista dos grupos Rio Jazz orquestra e Caixa Preta e ao lado de grandes personalidades da música brasileira como Adriana Calcanhoto, Seu Jorge, Marcelo D2, Beth Carvalho, MPB4. Atualmente atua como instrumentista em projetos no Brasil e no Exterior ligados ao ensino, principalmente como professor de clarineta, saxofone e regente sendo convidado para diversos festivais internacionais de música. É coordenador e regente da Banda Regional do Norte do Ceará "Banda do Norte", além de atuar como clarinetista da Orquestra Sinfônica da UFC em Sobral (OSUFC-Sobral).

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

Soares, W. de S., & Nascimento, M. A. T. (2022). Uso do play along no ensino coletivo de instrumentos em bandas de música. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(3). https://doi.org/10.9771/re.v11i3.42055

Edição

Seção

Artigos