O retorno a um “novo normal”: a emergência de um pós-normal em educação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v10i1.37982

Resumo

Este texto decorre de estudos motivados pelo cenário político e educacional instalado diante da pandemia da Covid-19 (SARS-CoV-2) no Brasil e no mundo. Com as orientações sanitárias de distanciamento social no início do ano letivo de 2020, deu-se o fechamento dos espaços escolares e a suspensão das atividades presenciais, ocasionando múltiplos questionamentos quanto a alternativas viáveis para a aprendizagem escolar dos estudantes, inquietações quanto à utilização de atividades remotas, ansiedades quanto ao retorno à normalidade e a possibilidade de um “novo normal”. Nesse contexto da pandemia foi produzido este trabalho cujo objetivo primeiro está em problematizar o “normal” e o “novo normal” não como uma sequência temporal, centrada no antes e depois, respectivamente, mas em suas ambiguidades e tensionamentos, para então agenciar enunciados no sentido da emergência de um pós-normal em educação. Trata-se de um estudo predominantemente teórico, acrescido da escuta de estudantes de ensino fundamental em escola pública e privada e de ensino superior sobre seus novos cenários educativos. As narrativas dos estudantes denotou certo entusiasmo em relação à utilização de atividades online, evidenciando o fato de possuírem acesso às tecnologias digitais e condições estruturais do trabalho remoto, o que não representa a realidade objetiva da maioria da população brasileira. As respostas, ainda provisórias às discussões levantadas apontam para a necessidade de repensarmos nossos modos de produzir e habitar em novos territórios em tempos de intermezzo, deixando emergir novas composições curriculares nesse pós-normal em educação, com todas as suas ambiguidades, suas ambivalências, suas tramas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Farias Freire Raic, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Ciências Huamanas e Letras (DCHL). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFBA). Líder do Grupo de Estudos em Formação, Políticas e Práticas Educativas e Curriculares (GEFORPPEC/UESB).

Maria Roseli Gomes Brito de Sá, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Associada do Departamento de Educação I da Faced-UFBA. Mestrado e doutorado em Educação. Pós-doc em Desenvolvimento curricular na UMinho-Pt. Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores – FEP UFBA/CNPq.

Referências

AGAMBEM, Giorgio. La invención de una epidemia. In: AMADEO, Pablo (org). Sopa de Wuhan. Editorial: ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio), 2020. p. 17-20.

ANUÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Organização Priscila Cruz (Todos Pela Educação) Luciano Monteiro (Editora Moderna)São Paulo: Moderna, 2019. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/302.pdf. Consultado em 18 de junho de 2020.

BUTTLER, Judith. El capitalismo tiene sus limites. In: AMADEO, Pablo (org). Sopa de Wuhan. Editorial: ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio), 2020. p. 59-65.

DELEUZE, G. Diferença e Repetição. 2 ed. Trad. Luiz Orlandi, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, G. Conversações. 3 ed. Tadução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2013.

DELEUZE,G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. Vol. 1. Trad. Ana Lucia de Oliveira e Aurelio Guerra Neto, Célia Pinto Costa. São Paulo: Ed. 34, 1995.

FOUCAULT, Michel. Uma arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Selma Tannus Muchail. 8 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a Geneologia, a História. In: MOTTAio, Manoel B. Ditos & Escritos II: Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. p. 260-281.

LOPES, A. C. Teorias Pós-críticas, Política e Currículo. Educação, Sociedade & Culturas, nº 39, 2013, 7-23. Disponível em https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/02.AliceLopes.pdf. Consultado em 18 de junho de 2020.

MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. São Paulo: Global Editora, 2014.

AUTORA. Nas tramas da pedagogicidade, a emergência do pedagogo-bricoleur. Tese (doutorado em educação) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2015.

SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SILVA, da. F. A. B; ZIVIANI, P. GHEZZI, D. R. As tecnologias digitais e seus usos. Textos para discussão. Rio de Janeiro, abril de 2019.

ŽIŽEK, Slavoj. El coronavirus es un golpe al capitalismo a lo Kill Bill y podría conducir a la reinvención del comunismo. In: AMADEO, Pablo (org). Sopa de Wuhan. Editorial: ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio), 2020. p. 21-28.

Downloads

Publicado

2021-04-14

Como Citar

Farias Freire Raic, D., & Gomes Brito de Sá, M. R. (2021). O retorno a um “novo normal”: a emergência de um pós-normal em educação?. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.9771/re.v10i1.37982

Edição

Seção

Número Temático: Pedagogias emergentes em cenários pandêmicos (finalizado)