Estudantes de uma escola do campo e a cultura digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v10i2.37197

Palavras-chave:

Cultura digital, Educação no Campo, Ensino Fundamental

Resumo

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo discutir os resultados de uma
pesquisa sobre a cultura digital de estudantes de uma escola do campo da
rede pública municipal de Picos, Piauí. A coleta dos dados se deu por meio
de um questionário aplicado a estudantes do Ensino Fundamental. Também
foram usados registros em arquivo sobre a instituição. Os resultados mostraram
que a maioria dos estudantes possui acesso a dispositivos eletrônicos
e conexão com a internet em suas casas. É comum ficarem mais de quatro
horas por dia no ciberespaço. As tecnologias digitais estão presentes nas
atividades produtivas do campo, desenvolvidas por suas famílias. A escola,
embora possua alguns dispositivos eletrônicos e internet, não os tem explorado
suficientemente no processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui Graduação em Física pela UFU. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Atua como Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi nomeado para a função de Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (área Ciências da Natureza) para o período de outubro de 2019 a outubro de 2021. Ministra atualmente o Curso de Nivelamento de Física no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, coordena o projeto de extensão Transformando o Ensino de Ciências e é professor no Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza. É líder do Grupo de Pesquisas em Ensino de Física em Contexto (PEFICO) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Educação do Campo. Está envolvido em pesquisas sobre ensino e formação de professores em Ciências e em Física.

Gardner de Andrade Arrais, Universidade Federal do Piauí

Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza (2015). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UECE (2018). Mestre em Educação pelo PPGE/UECE (2013). Especialista em Didática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2012). Graduado em Pedagogia pela UECE (2011). Licenciado em Arte e Educação pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2015). Membro do grupo de pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História - IARTEH (2012). Coordenou o Espaço de Convivência com o Ambiente Semiárido - e-CASA (2017-2019). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação do Campo e Ensino de Ciências (2019).

Jean Felipe Vieira, Prefeitura Municipal de Picos

Licenciado em Educação do Campo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

Silva, A. L. dos S., Arrais, G. de A., & Vieira, J. F. (2021). Estudantes de uma escola do campo e a cultura digital. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.9771/re.v10i2.37197

Edição

Seção

Artigos