Educação superior para o desenvolvimento sustentável: perspectiva brasileira dos cursos de graduação na área ambiental

Autores

  • Monaldo Begot da Silva Junior Universidade Federal do Pará
  • Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes Universidade Federal do Pará
  • Monique Helen Cravo Soares Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v11i2.36330

Palavras-chave:

Educação superior, Curso de graduação, Formação ambiental, Meio ambiente, Desenvolvimento sustentável.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o papel da educação superior para o desenvolvimento sustentável. Para isso, pretende-se investigar a trajetória dos cursos de graduação na área ambiental, os quais possuem em seu bojo a construção de conhecimentos e habilidades interdisciplinares para a formação e aprendizagem ambiental, no Brasil. Propõe-se identificar a oferta de cursos de graduação na área ambiental, considerando a disponibilidade destes cursos; os candidatos inscritos; e os discentes concluintes. Além disso, dedica-se ao debate da sustentabilidade no ensino superior por meio da problematização das questões ambientais em cursos de graduação nesta área. Este artigo tem caráter bibliográfico-documental, quantitativo, descritivo e exploratório, utiliza-se de estatística simples, abrange o período de 2001 a 2017, e se utiliza de dados públicos da Sinopse Estatística da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação. A análise da trajetória dos cursos de graduação na área ambiental demonstra um grande crescimento da disponibilidade destes cursos, dos candidatos inscritos e dos discentes concluintes, desde o ano de 2001 até o ano de 2012. A partir daí, a análise apresenta como característica um sucessivo decrescimento, tanto da disponibilidade de cursos, quanto dos candidatos inscritos e dos discentes concluintes, até o ano de 2017. Conclui-se que a educação superior na área ambiental é fundamental para a promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil, logo, o país poderia fortalecer o ensino superior nesta área.

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Biografia do Autor

Monaldo Begot da Silva Junior, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (2019), graduado em Administração (2004), Especialista em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas (2005) e Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (2008) pela UFPA. É servidor público da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Foi servidor público da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS). Tem experiência na área de Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável.

Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (2005), graduado em Geologia (1996), Mestre em Geofísica (2000), sempre pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É professor do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA. Foi vice presidente da Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva (ABCMAC) de 2014 a 2016. Permanece como diretor da ABCMAC. Líder do Grupo de Pesquisas Aproveitamento de Água de Chuva na Amazônia, Saneamento e Meio Ambiente (GPAC Amazônia) desde 2007. Tem experiência na área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente.

Monique Helen Cravo Soares, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), desenvolvido pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Possui Bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Especialização em Agriculturas Amazônicas e Desenvolvimento Agroambiental pelo Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR/ UFPA). Pesquisadora do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA/UFPA).

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Publicado

2022-08-17

Como Citar

da Silva Junior, M. B., Mendes, R. L. R., & Soares, M. H. C. (2022). Educação superior para o desenvolvimento sustentável: perspectiva brasileira dos cursos de graduação na área ambiental. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.9771/re.v11i2.36330

Edição

Seção

Artigos