Silêncio dentro da sala de aula

Autores

  • Christiane Jaroski Barbosa FACULDADE CENECISTA DE OSORIO
  • Mari Teresinha Panni Borba Faculdade Cenecista de Osório-RS

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i20.3611

Palavras-chave:

silêncio, aprendizagem, ambiente escolar

Resumo

Este artigo tem como propósito fazer um estudo sobre as seguintes questões: como se constitui o silêncio dentro do ambiente escolar e em que momentos ele atrapalha ou ajuda nas aprendizagens dos sujeitos no processo educativo. A pesquisa é de cunho qualitativo e foi desenvolvida em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Osório. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas a professores e a alunos das séries iniciais e observações em sala de aula para verificar as concepções que esses sujeitos têm a respeito do silêncio como articulador na construção de conhecimentos dentro do ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiane Jaroski Barbosa, FACULDADE CENECISTA DE OSORIO

Mestre em Línguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora da Faculdade Cenecista de Osório-RS nos cursos de Letras e Pedagogia.Até jan de 2009, foi coordenadora do Curso de Letras dessa mesma instituição.

Mari Teresinha Panni Borba, Faculdade Cenecista de Osório-RS

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Cenecista de Osório-RS

Downloads

Publicado

2012-06-12

Como Citar

Barbosa, C. J., & Borba, M. T. P. (2012). Silêncio dentro da sala de aula. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (20). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i20.3611

Edição

Seção

Artigos