Alimentação, Artes e Ensino de Ciências: articulação para a formação de professores

Autores

  • Mônica Alves Lobo UNIRIO
  • Guaracira Gouvêa de Sousa UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v9i3.34549

Palavras-chave:

educação alimentar, educação sensorial, ensino de ciências, formação de professores, oficina de artes

Resumo

A valorização dos sentidos e a apreciação dos sabores são de extrema importância para a alimentação, seja na degustação ou no preparo dos alimentos. Atualmente vivemos numa cultura visual e auditiva, que subjuga as experiências que envolvem proximidade, como tocar, cheirar e provar. É preciso investir em ações educativas que resgatem o prazer da apreciação dos sabores dos alimentos naturais, sendo a escola um espaço profícuo para tal intento. Este trabalho objetiva oferecer discussão teórica para a proposta da Educação dos sentidos a partir de uma experiência de oficina de formação de professores de ciências. Diferentes formas de artes atuaram como mediadores para estimular a sensibilização dos sentidos. Durante as etapas da atividade os professores se surpreenderam com novas percepções de sabores e sensações, com as diferentes dimensões da alimentação e expuseram os desafios para a articulação interdisciplinar em suas práticas docentes a partir do tema apresentado na oficina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Alves Lobo, UNIRIO

Graduada em Nutrição pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Mestre em Nutrição Humana pelo INJC/UFRJ (03/2006-03-2008). Doutora em Educação em Ciência e Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde-NUTES/UFRJ (2010-2014). Desenvolveu pesquisa acerca dos efeitos da desnutrição sobre o desenvolvimento e referente à divulgação científica na área de saúde. Atuou em pesquisa acerca da educação alimentar e nutricional no contexto do ensino de ciências em classes hospitalares em projeto desenvolvido no Laboratório de Linguagens e Mediações do NUTES-UFRJ e no Centro de Estudos da Criança-CIEC, na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Atuou como pesquisadora e docente (pós-doc) no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu-Unirio), desenvolvendo pesquisa acerca da Educação Alimentar e Nutricional no contexto do Ensino de Ciências (formação de professores e análise de mídias de comunicação), além do uso das Artes como mediadoras de processos educativos. Atualmente é docente na disciplina "Educação, Saúde e Ambiente" para o curso de Gastronomia da UFRJ. Leciona na graduação e pós-graduação em disciplinas relativas a Educação Alimentar e Nutricional, Educação em Saúde e Metodologia de Pesquisa.

Guaracira Gouvêa de Sousa, UNIRIO

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1972), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Filosofia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1985) e doutorado em Educação Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). pós-doutorado em Educação na Universidade Autônoma de Barcelona (2006). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição; pesquisadora credenciada-docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Líder do grupo de pesqusia, Educação, Discurso e Mídia , cadastrado no CNPQq, desde 2006. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Linguagens, atuando principalmente, nos seguintes temas: linguagens/imagens, museu de ciência, e tecnologia; divulgação da ciência e formação de professores. presencial e a distância . Bolsista Produtividade PQII CNPq.

Referências

AHIMA, Rexford S.; ANTWI, Daniel A. Brain regulation of appetite and satiety. Endocrinology and metabolism clinics of North America, v. 37, n. 4, p. 811-823, 2008.

AHN, Yong-Yeol; AHNERT, Sebastian E.; BAGROW, James P.; BARABÁSI, Albert-László. Flavor network and the principles of food pairing. Scientific Reports, v.1, n.196, 2011.

ALVES, Rubem. A educação dos sentidos e mais. Campinas. SP: Verus Editora, 2005.

BARBOSA, Najla Veloso Sampaio; MACHADO, Neila Maria Viçosa; SOARES, Maria Cláudia Veiga ; PINTO, Anelise Regina Royer. Alimentação na escola: desafios e possibilidades. Ciência & Saúde Coletiva, v.18, n.4, p.937-945, 2013.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf Acesso em: 28 de out. 2019.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília: MDS; 2012. Disponível em: http://www.cfn.org.br/index.php/marco-de-referencia-de-educacao-alimentar-e-nutricional/ Acesso em: 10 de out. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. . Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf Acesso em: 29 de set. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política nacional de práticas integrativas e complementares no SUS: atitude de ampliação de acesso / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnpic.pdf Acesso em: 12 de set. 2019.

CARVALHO, Denis Barros. A crise dos sentidos: Modernidade Líquida e o esvaziamento da experiência sensorial. Cadernos do PET Filosofia , v. 2, n. 3, 2011.

CONTRERAS, Jesús.; GRACIA, Mabel. Alimentação, sociedade e cultura. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2011.

FAHRNOW, Ilse Maria; FAHRNOW, Jurgen. Os cinco elementos na alimentação equilibrada. A arte da vida e da culinária segundo a Medicina Tradicional Chinesa. São Paulo: Ágora, 2003.

FERNANDEZ, Patrícia Martins.; OLIVEIRA, Denise. Descrição das noções conceituais sobre os grupos alimentares por professores de 1ª a 4ª série: a necessidade de atualização dos conceitos. Ciência & Educação, v. 14, n. 3, p. 451-66, 2008.

FEISTEL, Roseli Adriana Blümke. Contribuições da perspectiva freireana de educação para a interdisciplinaridade na formação inicial de professores de Ciências. 2012. 372f. Tese (Doutorado) - Centro de Ciências Física e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2012.

FIGUEIRA-OLIVEIRA, Denise; ROCQUE, Lucia R.; ARAÚJO-JORGE, Tania C.; MEIRELLES, Rosane M.S. Ciência e arte: uma proposta de aprendizagem no âmbito do ensino de biociências e saúde. In: VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Sessão de Painéis 3(14), 2007, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, p.1-12, 2007. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p409.pdf Acesso em: 10 agosto 2019.

FIGUEIRA-OLIVEIRA, Denise.; ROCQUE, Lucia R.; MEIRELLES, Rosane.M.S. Ciência e arte: um “entre-lugar” no ensino de biociências e saúde. In: VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Sessão de Painéis 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/921.pdf Acesso em: 9 agosto 2019.

FREITAS, Maria do Carmo Soares. Educação nutricional e alimentar algumas considerações sobre o discurso. In: ______. Escritas e narrativas sobre alimentação e Cultura. Salvador: EDUFBA, 2008.

FREITAS, Elisângela Oliveira. O.; MARTINS, Isabel. Transversalidade, formação para a cidadania e promoção da saúde no livro didático de ciências. Ensino, Saúde e Ambiente, v.1, n.1, p 12-28, ago. 2008.

GARCIA, Rosa Wanda Diez. Representações Sociais da Comida no Meio Urbano: algumas

considerações para o estudo dos aspectos simbólicos da alimentação. Revista Cadernos de

Debate, v.2, p. 12-40, 1994.

JOMORI, Manuela Mika; PROENÇA, Rossana Pacheco da Costa; CALVO, Maria Cristina Marino. Determinantes de escolha alimentar. Rev. Nutr., Campinas, v.21, n.1, p:63-73, jan./fev., 2008.

LENZI, Henrique. Ciência com emoção e arte. In: Araújo-Jorge, T.C. (org). Ciência e arte: encontros e sintonias. Rio de Janeiro. Editora Senac Rio, 2004.

LOBO, Mônica Alves. Textos de divulgação científica: recursos para promover a educaçãoalimentar e nutricional em aulas de ciências? 2014. 180 f. Tese (Doutorado) – Instituto NUTES, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2014.

LOPES, Thelma. Luz, arte, ciência... ação! História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 12 (suplemento), p. 401-18, 2005

LOUZADA, Maria Laura da Costa; MARTINS, Ana Paula Bortoletto; CANELLA, Daniela Silva; BARALDI, Larissa Galastri; LEVY, Renata Bertazzi; CLARO, Rafael Moreira; MOUBARAC, Jean-Claude; CANNON, Geoffrey; MONTEIRO, Carlos Augusto. Alimentos ultraprocessados e perfil nutricional da dieta no Brasil. Revista de Saúde Pública, v. 49, p. 00-00, 2015.

MACHADO, Rebeca Nonato; WINOGRAD, Monah. A Importância das Experiências Táteis na Organização Psíquica. Estudos e Pesquisas em Psicologia, UERJ, RJ, v. 7, n. 3, p. 462-476, dez. 2007.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento — Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo: Hucitec/Rio de Janeiro: Abrasco, 1992.

MOHR, Adriana. A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries. Cadernos de

Pesquisa, n.94, p.50-57, 1995.

NASCIMENTO, Angelina de Aragão Bulcão Soares. Comida: prazeres, gozos e transgressões. 2. ed., Salvador: EDUFBA, 2007.

PACHECO, Sandra Simone Queiroz de Moraes. Alimentação, cultura e educação: em busca de uma abordagem transdisciplinar. Revista FAEEBA , SALVADOR-BA, v. 12, n.19, p. 181-188, 2003.

PERINI, Mauro. Terapia Dietética Chinesa. São Paulo: Edições Loyola. 2003.

POLLAN, Michael. Cozinhar: uma história natural da transformação. 1° ed., Rio de Janeiro, Intrínseca, 2014.

SAVARIN, Brillat. Fisiologia do gosto. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SAWAYA, Ana Lídia; FILGUEIRAS, Andrea. "Abra a felicidade"? Implicações para o vício alimentar. Estudos Avançados, v.27, n.78, 2013.

SERRES, Michel. Os cinco sentidos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2001.

SILVA, Marlon Ribeiro; SAKAMOTO, Jaqueline.; GALIAN, Dante Marcelo Claramonte. A cultura estética e a educação do gosto como caminho de formação e humanização na área da saúde. Trab. educ. saúde, vol.12, n.1, p.15-28, 2014.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, set./dez. 2008.

TORAL, Natasha.; CONTI, Maria Aparecida; SLATER, Betzabeth. A alimentação saudável na ótica dos adolescentes: percepções e barreiras à sua implementação e características esperadas em materiais educativos. Cadernos de Saúde Pública, v.25, n.11, p. 2386-2394, nov. 2009.

VIDAL, Ana. A poesia é para comer: iguarias para o corpo e para o espírito/seleção de poemas Ana Vidal. São Paulo, Editora Babel, 2011.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Lobo, M. A., & de Sousa, G. G. (2020). Alimentação, Artes e Ensino de Ciências: articulação para a formação de professores. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(3). https://doi.org/10.9771/re.v9i3.34549

Edição

Seção

Artigos