Alimentação, Artes e Ensino de Ciências: articulação para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v9i3.34549Palavras-chave:
educação alimentar, educação sensorial, ensino de ciências, formação de professores, oficina de artesResumo
A valorização dos sentidos e a apreciação dos sabores são de extrema importância para a alimentação, seja na degustação ou no preparo dos alimentos. Atualmente vivemos numa cultura visual e auditiva, que subjuga as experiências que envolvem proximidade, como tocar, cheirar e provar. É preciso investir em ações educativas que resgatem o prazer da apreciação dos sabores dos alimentos naturais, sendo a escola um espaço profícuo para tal intento. Este trabalho objetiva oferecer discussão teórica para a proposta da Educação dos sentidos a partir de uma experiência de oficina de formação de professores de ciências. Diferentes formas de artes atuaram como mediadores para estimular a sensibilização dos sentidos. Durante as etapas da atividade os professores se surpreenderam com novas percepções de sabores e sensações, com as diferentes dimensões da alimentação e expuseram os desafios para a articulação interdisciplinar em suas práticas docentes a partir do tema apresentado na oficina.Downloads
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