Educação on-line: o gênero textual mensagem como artefato tecnológico potencializador da interação dialógica

Autores

  • Elane Nardotto Rios UESB
  • Ronney Pereira Cabral UESB

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v14i16.3184

Palavras-chave:

Educação on-line. Mensagem. Escola de Gestores. Interação

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar um relato de experiência vivenciada num Curso de Especialização em Gestão Escolar on-line, promovido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). O intuito é apresentar a interação vivenciada entre professora e alunos por meio do gênero textual mensagem, disponível na plataforma moodle do referido curso, como possibilitador da interlocução que se fez presente nas discussões das atividades, na mediação pedagógica bem como no contato imediato entre cursistas e professora, no período de 15 meses. Para tanto, parte do conceito de interação proposto por Bakhtin (1993, 2003) que, por sua vez, encontra-se articulado ao conceito de dialogismo. Ademais, tomou-se trabalhos Masseto (2000), Maciel (2002), Magnavita (2003), entre outros de autores, que discutem a educação on-line

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elane Nardotto Rios, UESB

Mestre em Educação pela UFES. Professora Auxiliar da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus -Jequié. Trabalho também com Ensino a distância.

Ronney Pereira Cabral, UESB

Mestre em Teatro, Cultura e Educação. Especialista em Docência do Ensino Superior.Professor Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

Nardotto Rios, E., & Pereira Cabral, R. (2010). Educação on-line: o gênero textual mensagem como artefato tecnológico potencializador da interação dialógica. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 14(16). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v14i16.3184

Edição

Seção

Artigos