Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: análise física e das representações sociais

Autores

  • Magno da Conceição Peneluc Universidade Federal da Bahia
  • Sueli Almuiña Holmer Silva Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i14.3023

Palavras-chave:

Lixo. Gestão do meio ambiente. Representação social.

Resumo

O presente estudo buscou realizar um levantamento diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia. A pesquisa se concentrou no dimensionamento do lixo produzido, enfatizando os aspectos qualitativos e quantitativos, relativos à caracterização física dos resíduos, além de identificar e mapear as fontes geradoras e de disposição de lixo no instituto. A análise dos dados obtidos no estudo das representações sociais da comunidade acadêmica e na caracterização física dos resíduos sólidos do instituto forneceu subsídios para a proposição de um Programa de Educação Ambiental de fundamentação crítica e emancipatória, visando à participação crítica e efetiva dos atores envolvidos na gestão dos resíduos sólidos no instituto e a continuidade das ações planejadas num futuro Programa de Gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magno da Conceição Peneluc, Universidade Federal da Bahia

Instituto de Biologia, Mestre em Ecologia e Biomonitoramento. Área de Concentração: Educação Ambiental

Sueli Almuiña Holmer Silva, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento, Instituto de Biologia - Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2009-06-02

Como Citar

Peneluc, M. da C., & Silva, S. A. H. (2009). Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: análise física e das representações sociais. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(14). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i14.3023

Edição

Seção

Artigos