Motivação intrínseca para o letramento literário na sociedade da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v8i1.28338

Palavras-chave:

Motivação, Letramento, Leitura, Literatura.

Resumo

Pretende-se discutir as diferentes motivações que atuam nas práticas de leitura durante a adolescência, afetando a compreensão, fruição, capacidade imaginativa e retenção de informações, especialmente na leitura de textos literários. As motivações foram divididas em extrínsecas e intrínsecas para mostrar que, embora elas coexistam e se relacionem, os seus efeitos são, na maioria das vezes, antagônicos, sobretudo quando analisadas isoladamente. Nesse sentido, aponta-se que as motivações intrínsecas são um fator preponderante para o letramento literário, devendo ser um elemento mais valorizado para que adolescentes alcancem uma maior inclusão social na sociedade da informação. Para apresentar esses resultados, produziu-se uma revisão de literatura com obras que buscaram investigar os fatores que encorajam uma pessoa a ler, como pressões escolares, elogios e recompensas. Conclui-se que as motivações intrínsecas são as mais positivas para o letramento literário por melhorar a compreensão textual, a aquisição de vocabulário e a expressão verbal, além de estarem relacionadas a um maior interesse por diferentes culturas e a frequência a instituições culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian Eduardo Righini de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo

Referências

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CLARK, Christina; RUMBOLD, Kate. Reading for pleasure: A research overview. London: National Literacy Trust, 2006. Disponível em: <https://literacytrust.org.uk/research-services/research-reports/reading-pleasure-research-overview>. Acesso em: 04 out. 2017.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

CULLINAN, Bernice E. Independent Reading and school Achievement. School Library Media Research, Chicago, v. 3, p. 1-24, 2000. Disponível em: <http://www.ala.org/aasl/sites/ala.org.aasl/files/content/aaslpubsandjournals/slr/vol3/SLMR_IndependentReading_V3.pdf>. Acesso em: 01 out. 2017.

DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola: propostas didático-metodológicas. DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. p. 67-97.

DECI, Edward L.; KOESTNER, Richard; RYAN, Richard M. A meta-analytic review of experiments examining the effects of extrinsic rewards on intrinsic motivation. Psychological Bulletin, Bradford, v. 125, n. 6, p. 627-668, 1999. Disponível em: <http://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2F0033-2909.125.6.627>. Acesso em: 10 out. 2017.

EYRE, Gayner. Back to basics: the role of reading in preparing young people for the information society. Reference Services Review, Bradford, v. 31 n. 3, p. 219-226, 2003. Disponível em: <https://doi.org/10.1108/00907320310486818>. Acesso em: 29 set. 2017.

FAILLA, Zoara (Org.). Retratos da leitura no Brasil. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

GUTHRIE, John T.; KLAUDA, Susan L. Effects of Classroom Practices on Reading Comprehension, Engagement, and Motivations for Adolescents. Reading Research Quarterly, Newark, v. 49, n. 4, p. 387-416, Oct./ Dec. 2014. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/rrq.81/abstract>. Acesso em: 06 out. 2017.

HOWARD, Vivian. The importance of pleasure reading in the lives of young teens: self-identification, self-construction and self-awareness. Journal of Librarianship and Information Science, Victoria, v. 43, n. 1, p. 46–55, 2011. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0961000610390992>. Acesso em: 28 set. 2017.

LUTTRELL, Wendy; PARKER, Caroline. High school students' literacy practices and identities, and the figured world of school. Journal of Research in Reading, Newark, v. 24, n. 3, p. 235-247, 2001. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1467-9817.00146/epdf>. Acesso em: 29 set. 2017.

MAGALHÃES, Hilda Gomes Dutra. A importância das leituras de livre escolha na formação do leitor. Via Atlântica, São Paulo, n. 14, p. 119-128, dez. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/download/50384/54494>. Acesso em: 29 set. 2017.

MERGA, Margareth K. Access to books in the home and adolescent engagement in recreational book reading: considerations for secondary school educators. English in Education, Newark, v. 49, n. 3, p. 197-214, 2015. Disponível: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/eie.12071/abstract>. Acesso em: 06 out. 2017.

NATIONAL ENDOWMENT FOR THE ARTS. Reading on the rise: a new chapter in American literacy. Washington: National Endowment for the Arts, 2009. Disponível em: <https://www.arts.gov/sites/default/files/ReadingonRise.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2017.

PAULINO, Graça. Letramento literário: por vielas e alamedas. Revista da FACED, Salvador, n. 5, p. 117-125, 2001. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/2842/2018>. Acesso em: 29 set. 2017.

ROUXEL, Annie. A tensão entre utilizar e interpretar na recepção de obras literárias em sala de aula: reflexão sobre uma inversão de valores ao longo da escolaridade. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de (Orgs). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p. 151-164.

SOARES, Magda; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização e letramento. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/1-alfabetizacao-e-letramento.html>. Acesso em: 29 out. 2017.

WANG, Judy Huei-Yu; GUTHRIE, John T. Modeling the effects of intrinsic motivation, extrinsic motivation, amount of reading, and past reading achievement on text comprehension between U.S. and Chinese students. Reading Research Quarterly, Newark, v. 39, n. 2, p. 162-186, Apr./ June 2004. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1598/RRQ.39.2.2/abstract>. Acesso em: 06 out. 2017.

Downloads

Publicado

2019-05-03

Como Citar

Souza, W. E. R. de. (2019). Motivação intrínseca para o letramento literário na sociedade da informação. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.9771/re.v8i1.28338