Práticas e Concepções de psicólogas/os em serviços públicos de Saúde e Assistência Social na Bahia frente à queixa escolar

Autores

  • Liliane Alves da Luz Teles Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia
  • Klessyo Espírito Santo Freire Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia
  • Kátia Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v7i1.21729

Palavras-chave:

Saúde, Assistência Social, Queixa Escolar

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as concepções e práticas de psicólogas/os que atuam nos serviços públicos de Saúde e Assistência Social que recebem demandas escolares. Como resultado dessa aspiração, foram realizadas e conduzidas entrevistas em grupo nas quais participaram cinco profissionais que trabalham em CAPS, CRAS e CREAS da Bahia. A análise indica que as/os profissionais têm buscado compreender a queixa escolar superando a abordagem medicalizante relacionada a essas demandas, ampliando a articulação com a escola, com a família e com a comunidade. O fortalecimento das Políticas Públicas na garantia dos direitos sociais tem sido dificultado pela precarização dos serviços e da condição de trabalho das/os profissionais, bem como a própria construção histórica e ideológica sobre o fracasso escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Alves da Luz Teles, Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia

Graduada em Psicologia, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Klessyo Espírito Santo Freire, Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia

Graduado em Psicologia, Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Kátia Oliveira

Graduada em Psicologia

Referências

BEATO, Mônica Soares da Fonseca et. al. A psicologia e o trabalho no CRAS. Conselho Regional de Psicologia (CRP-MG), Belo Horizonte, 2011, pp. 1-112. Disponível em: http://docslide.com.br/documents/a-psicologia-e-o-trabalho-no-cras-55cac24aea88f.html . Acesso em: 10 Out 2016.

BRASIL. Portaria GM nº 336, de 19 de Fevereiro de 2002. Define e estabelece diretrizes para o funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial. Diário Oficial da União, Brasília, 20 fev. 2002.

______. Política Nacional de Assistência Social. PNAS/2004. Brasília, DF: MDS. Disponível em http://www.slideshare.net/NormaMuniz/politica-nacional-de-assistencia-social-2013-pnas-2004-e-norma-operacional-basica-de-servico-social-2013-nobsuas Acesso em: 09 Out. 2016

______. Reforma Psiquiátrica e política de Saúde Mental no Brasil. Secretaria de Atenção à Saúde. DAPE. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Documento apresentado à Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas. OPAS. Brasília, novembro de 2005. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Relatorio15_anos_Caracas.pdf Acesso em: 09 Out. 2016.

______.Portal da Saúde. Política Nacional de Saúde Mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=925 Acesso em: 10 de novembro de 2011.

FÓRUM SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE. Recomendações de práticas não medicalizantes para profissionais e serviços de educação e saúde. – 2 ed. rev. São Paulo, 2013. 75 p.

LISBOA, FelipeStephan; BARBOSA, Altemir José Gonçalves. Formação em Psicologia no Brasil: um perfil dos cursos de graduação.Psicol. cienc. prof., Brasília ,v. 29, n. 4, p. 718-737, 2009 . Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000400006&lng=en&nrm=iso . Acessoem: 30 set. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000400006.

OLIVEIRA, Katya Luciane et al. The ten-year Scientific production of School and Educational journal (1996/2005).Psicol. esc. educ.,Campinas , v. 10, n. 2, p. 283-292, dez. 2006 . Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000200011&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 30 set. 2016.

PATTO, Maria Helena Souza. A família pobre e a escola pública: anotações sobre um desencontro. Psicologia-USP, São Paulo, v. 3, n 1-2, p. 107-121, 1992.

______.A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999. 458 p.

______. Psicologia e Ideologia: Uma introdução crítica à Psicologia Escolar. São Paulo: T.A. Queiroz, 1984.

SOUZA, Marilene Proença. Psicologia Escolar e Educacional em busca de novas perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional, vol. 13, núm. 1, enero-junio, 2009, pp. 179-182 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. Paraná, Brasil

______. Prontuários revelando os bastidores do atendimento psicológico à queixa escolar. Estilos da Clínica, 2005, Vol. X, n 18, 82-107

______. A queixa escolar e o predomínio de uma visão de mundo. In: MACHADO, Adriana Marcondes; SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Psicologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010, p. 19-37.

SOUZA, Marilene Proença Rebello de; SILVA, Silvia Maria Cintra da; YAMAMOTO, Katia. Atuação do psicólogo na educação básica: concepções, práticas e desafios. Uberlândia: EDUFU, 2014.

VASCONCELOS, Eduardo. Mundos paralelos, até quando?: Os psicólogos e o campo da saúde mental pública no Brasil nas duas últimas décadas. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 1, n. 0, p.108-134, 2004. Disponível em: http://www.mnemosine.com.br/ojs/index.php/mnemosine/article/view/22 . Acesso em: 09 out. 2016.

VIÉGAS, Lygia de Souza. A atuação do psicólogo na rede pública de educação da Bahia. In: SOUZA, Marilene Proença Rebello de; SILVA, Silvia Maria Cintra da;

YAMAMOTO, Katia. Atuação do psicólogo na educação básica: concepções, práticas e desafios. Uberlândia: EDUFU, 2014. p. 67-112.

Downloads

Publicado

2018-04-15

Como Citar

Teles, L. A. da L., Freire, K. E. S., & Oliveira, K. (2018). Práticas e Concepções de psicólogas/os em serviços públicos de Saúde e Assistência Social na Bahia frente à queixa escolar. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 7(1). https://doi.org/10.9771/re.v7i1.21729

Edição

Seção

Artigos