A formação inicial do professor de Língua Portuguesa e aspectos de sua constituição como professor-leitor

Autores

  • Dinéa Maria Sobral Muniz UFBA
  • Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas UFBA/UEFS

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v6i2.21068

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, histórias de leitura, professor-leitor

Resumo

Este estudo apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa de doutorado que busca analisar as histórias de leitura que integram experiências leitoras de cunho individual/pessoal e de início à docência dos graduandos do curso de Licenciatura em Letras Vernáculas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia. Trata-se de uma investigação-formação de caráter qualitativo que segue a esteira de trabalhos que articulam aspectos dos terrenos acadêmico e profissional com aqueles ligados à dimensão pessoal da vida dos docentes. O objetivo é analisar as histórias de leitura desses futuros professores a fim de compreender como os processos de formação do professor-leitor se constituem/se modelam nas experiências pessoais e acadêmicas. Para tanto, foram utilizadas como fontes de produção de dados a observação participante, os grupos de discussão, a entrevista narrativa e a carta pedagógica. Neste artigo focalizaremos apenas os dados produzidos a partir da observação participante e dos grupos de discussão, realizados nos dois últimos semestres do curso, ocasião na qual os graduandos cursaram os Estágios Supervisionados de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. O escopo teórico-metodológico está ancorado nos estudos do grande campo da formação inicial de professores, das narrativas (auto)biográficas, da leitura e do discurso como efeito de sentidos. Os resultados parciais demonstram que as narrativas, entendidas no estudo como produções discursivas, constituem valiosos instrumentos para compreender e apreender aspectos da formação inicial do professor de língua portuguesa, sobretudo o seu trabalho pedagógico com a formação de leitores e sua própria relação com a leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dinéa Maria Sobral Muniz, UFBA

Professora da Faculdade de Educação da UFBA. Coordenadora do GELING (Grupo de estudo e pesquisa em Educação e Linguagem).

Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas, UFBA/UEFS

Professora do Departamento de Educação da UEFS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFBA.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2003.

DELORY-MOMBERGER, Chiristine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, Dez 2012, vol. 17, n. 51, p. 523-536.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. 11 ed. Porto alegre: L&PM, 2003.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. 2 ed. Natal, RG: EDUFRN/ São Paulo: 2010.

KOCH, Ingedore G. Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2010.

LIMA, Maria Socorro Lucena; AROEIRA, Kalline Pereira. In: GOMES, Marineide de Oliveira (Org.). Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 117-132.

MACEDO, Roberto Sidnei. Etnopesquisa crítica, Etnopesquisa formação. Brasília: Líber Livro Editora, 2006.

MARIA, Luzia de. O clube do livro: ser leitor, que diferença faz? 2ª ed. São Paulo: Editora Global, 2016.

NÓVOA, Antonio. (Org). Os professores e a sua formação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 6. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Leitura. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PASSEGI, Maria da Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGI, Maria da Conceição; CONCEIÇÃO, Maria (Org.). Invenções de vida, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 103-130.

PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, Françoise; HAK, Tony. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, SP: UNICAMP, 1990. p. 163-252.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2. ed. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Ed. 34, 2009.

SILVA, Ezequiel Theodoro. O professor leitor. IN: SANTOS, Fabiano; MARQUES NETO, José Castilho; RÕSING, Tânia M. K. Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009. p. 23-36.

SOUZA, Elizeu Clementino. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.

WELLER, Wivian. Grupos de discussão: aportes teóricos e metodológicos. In: PFAFF, Nicolle; WELLER, Wivian. Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro. (Orgs.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1999.

Downloads

Publicado

2017-10-30

Como Citar

Muniz, D. M. S., & Vilas Boas, F. S. de O. (2017). A formação inicial do professor de Língua Portuguesa e aspectos de sua constituição como professor-leitor. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.9771/re.v6i2.21068

Edição

Seção

Artigos