O papel do docente no jogo do faz de conta infantil durante a rotina em sala de aula

Autores

  • Francine Costa De Bom Universidade do Extremo Sul Catarinense http://orcid.org/0000-0002-7167-8586
  • Vanessa da Silva da Silveira Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v6i2.20877

Palavras-chave:

Jogos do faz de conta. Docente. Educação infantil.

Resumo

O jogo do faz de conta apresenta-se como uma característica peculiar à infância. O objetivo do estudo foi compreender o papel do docente durante os jogos do faz de conta realizados por 50 crianças entre 4 e 5 anos de idade, durante a rotina em sala de aula. Sob o método de observação participante, durante uma semana numa escola pública e uma semana numa escola privada, ambas com o acompanhamento minucioso de 25 crianças em cada turma, e com o auxílio do registro de um diário de campo, foi possível concluir que, o adulto na figura do professor exerce uma interferência externa que pode engendrar três atitudes diferentes durante a vivência dos jogos do faz de conta: (1) o docente entra no jogo sob a regra do mesmo e nutre o faz de conta, ampliando as possibilidades de ações dialógicas entre as crianças e assumindo o papel nutridor positivo, (2) o docente pode exercer o papel de finalizador do jogo em virtude do cumprimento da rotina escolar, e (3) o docente encerra o jogo por livre e espontânea vontade, assumindo novamente o papel de finalizador do jogo. Ressalta-se que esses papéis se mesclam ao longo da rotina escolar, não assumindo caráter unilateral, embora o papel de finalizador do jogo tenha sido o de maior frequência no registro de campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Costa De Bom, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestra em Ciências da Linguagem pela UNISUL (Universidade do Sul Catarinense). Especialista em Administração e Marketing Desportivo pela UGF (Universidade Gama Filho) Graduada em Educação Física Licenciatura Plena pela UNESC (Universaidade do Extremo Sul Catarinense) Professora de graduação no curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) nas disciplinas de: Educação Física e Infância, Metodologia da dança, Metodologia da ginástica, Ginásticas de Academia e Empreendedorismo e gestão da EF. Professora de graduação no curso de Artes Visuais na UNESC, na disciplina de Linguagem da Dança e Educação.

Vanessa da Silva da Silveira, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Graduada em Licenciatura em Educação Física

Referências

ADES, César. Um adulto atípico na cultura das crianças. In: MÜLLER, F.; CARVALHO, A. M. A. (Orgs.). Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo, SP: Cortez, 2009. p. 127-135.

BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, v. 24, n. 2, jul. 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000200007>. Acesso em: 15 jan. 2013.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2006.

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.

COLLING, Graciele de. S. Compreensão de professoras de educação infantil acerca das brincadeiras de faz-de-conta e das culturas Infantis. 2010, 204f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Regional de Blumenau, 2010.

CORSARO, William. A. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

ELKONIN, Daniil. B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

FANTIN, Mônica. No mundo da brincadeira: jogo, brinquedo e cultura na educação infantil. Florianópolis: Cidade Futura, 2000.

FORTUNA, Tânia. R. Vida e morte do brincar. In: ÁVILA, I. S. (Org.). Escola e sala de aula: mitos e ritos. Porto Alegre, 2004. p. 47-59.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura humana. São Paulo: Perspectiva, 2005.

ITURRA, Raul. O imaginário das crianças: os silêncios da cultura oral. Lisboa: Fim de Século, 1997.

REDIN, Maria. M. Crianças e suas culturas singulares. In: MÜLLER, F.; CARVALHO, A. M. A. (Orgs.). Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo, SP: Cortez, 2009. p.115-125.

Downloads

Publicado

2017-11-01

Como Citar

De Bom, F. C., & da Silveira, V. da S. (2017). O papel do docente no jogo do faz de conta infantil durante a rotina em sala de aula. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.9771/re.v6i2.20877

Edição

Seção

Artigos