A contribuição do rádio para educação e inclusão de pessoas com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v6i2.18400Palavras-chave:
educação informal, comunicação, inclusãoResumo
A formação do indivíduo envolve práticas de sociabilidade para as quais plataformas de comunicação são um campo relevante na contemporaneidade. Em se tratando de pessoas com deficiência visual, o rádio se destaca como um meio eficaz de socioeducação. Esse trabalho aborda o uso do rádio por locutores com deficiência visual. Para tanto, segue procedimentos metodológicos de natureza qualitativa, amparados nos instrumentos da pesquisa bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas com locutores de rádio nos estados do Ceará e da Bahia, de forma a compreender a influência da prática radiofônica na relação do deficiente visual com o mundo. O estudo aponta que o rádio constitui um meio de educação informal, na medida em que contribui para a formação cidadã de deficientes visuais que saem da posição de receptores e passam a emitir mensagens, passando a obterem mais inclusão na sociedade. Percebeu-se também que o rádio foi um canal para o ingresso dos entrevistados na atuação em espaços de defesa dos direitos da pessoa com deficiência visual.Downloads
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