A contribuição do rádio para educação e inclusão de pessoas com deficiência visual

Autores

  • Rosane da Silva Nunes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Erlane Cristhynne Felipe dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v6i2.18400

Palavras-chave:

educação informal, comunicação, inclusão

Resumo

A formação do indivíduo envolve práticas de sociabilidade para as quais plataformas de comunicação são um campo relevante na contemporaneidade. Em se tratando de pessoas com deficiência visual, o rádio se destaca como um meio eficaz de socioeducação. Esse trabalho aborda o uso do rádio por locutores com deficiência visual. Para tanto, segue procedimentos metodológicos de natureza qualitativa, amparados nos instrumentos da pesquisa bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas com locutores de rádio nos estados do Ceará e da Bahia, de forma a compreender a influência da prática radiofônica na relação do deficiente visual com o mundo. O estudo aponta que o rádio constitui um meio de educação informal, na medida em que contribui para a formação cidadã de deficientes visuais que saem da posição de receptores e passam a emitir mensagens, passando a obterem mais inclusão na sociedade. Percebeu-se também que o rádio foi um canal para o ingresso dos entrevistados na atuação em espaços de defesa dos direitos da pessoa com deficiência visual.

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Biografia do Autor

Rosane da Silva Nunes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Doutoranda em Educação pela UFRN, Professora de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Erlane Cristhynne Felipe dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestranda em Educação pela UFRN.

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Publicado

2017-11-10

Como Citar

Nunes, R. da S., & dos Santos, E. C. F. (2017). A contribuição do rádio para educação e inclusão de pessoas com deficiência visual. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.9771/re.v6i2.18400

Edição

Seção

Artigos