Formação continuada do coordenador pedagógico para a inclusão escolar: uma relação necessária

Autores

  • Guilhermina Elisa Bessa da Costa UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Didima Maria de Mello Andrade UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Joara Porto de Avelar Dos Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- UNEB

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v6i2.18312

Palavras-chave:

Inclusão Escolar. Coordenação Pedagógica. Formação continuada

Resumo

Esta pesquisa teve como propósito estudar a formação continuada do coordenador pedagógico para a inclusão escolar, com o intuito de investigar as dimensões dessa formação. Tendo em vista as mudanças tecnológicas e os avanços que ocorrem cotidianamente em nossa sociedade, a inclusão necessita ser considerada na contemporaneidade como elemento basilar da prática pedagógica. Sendo assim, surge a necessidade de se compreender a relação entre educação, inclusão social e didática, e seus pressupostos teóricos-metodológicos. Os pressupostos teóricos norteadores dessa pesquisa estão pautados nos estudos de Almeida (1998), Freire (1996), Mantoan (1997), Pimenta (1999), Saviani (1992) e Tardif (2002). Os resultados apontam que, apesar das diretrizes curriculares para a formação do coordenador, ainda é necessário avançar no que tange à formação continuada para o processo de educação inclusiva nas instituições escolares. Conclui-se este trabalho sintetizando a necessidade da aproximação dos conhecimentos teóricos e práticos na formação continuada do coordenador pedagógico para a educação inclusiva, com vistas a enfrentar os desafios da alteridade na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Guilhermina Elisa Bessa da Costa, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

PROFESSORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. PROFESSORA DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRÁTICA PEDAGÓGICA E LIBRAS. COORDENADORA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL Mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação – GESTEC/UNEB/Campus I). Especialista em Psicopedagogia (UESC), Docência do Ensino Superior (FASB). Graduada em Pedagogia (UNEB). Tem experiência na área de Prática Pedagógica, Estágio e Educação Especial com ênfase em Educação Inclusiva. Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED/CNPq). Professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/CAMPUS X.

Didima Maria de Mello Andrade, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Pedagoga. Psicopedagoga. Professora Adjunta da UNEB da Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) / UNEB. Mestrado Profissional. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED/CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa Epistemologia, Estética, Linguagem e Subjetividades (EELIS)- UNEB. Participa do Grupo de Estudos avançados.

Joara Porto de Avelar Dos Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- UNEB

Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Docência Superior (UGF) e em Alfabetização e Letramento (Estácio). Pedagoga, graduada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência em Educação de Jovens e Adultos com ênfase na Formação de Professores, Coordenação Pedagógica e Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação. É pesquisadora Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED/CNPq). Participa do Grupo de Estudos Avançados e Pesquisa nas áreas de Epistemologia, Estética, Linguagem, Subjetividade, Educação e Currículo (UNEB). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

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Publicado

2017-11-01

Como Citar

da Costa, G. E. B., Andrade, D. M. de M., & Dos Santos, J. P. de A. (2017). Formação continuada do coordenador pedagógico para a inclusão escolar: uma relação necessária. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.9771/re.v6i2.18312

Edição

Seção

Artigos