Formação continuada do coordenador pedagógico para a inclusão escolar: uma relação necessária
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v6i2.18312Palavras-chave:
Inclusão Escolar. Coordenação Pedagógica. Formação continuadaResumo
Esta pesquisa teve como propósito estudar a formação continuada do coordenador pedagógico para a inclusão escolar, com o intuito de investigar as dimensões dessa formação. Tendo em vista as mudanças tecnológicas e os avanços que ocorrem cotidianamente em nossa sociedade, a inclusão necessita ser considerada na contemporaneidade como elemento basilar da prática pedagógica. Sendo assim, surge a necessidade de se compreender a relação entre educação, inclusão social e didática, e seus pressupostos teóricos-metodológicos. Os pressupostos teóricos norteadores dessa pesquisa estão pautados nos estudos de Almeida (1998), Freire (1996), Mantoan (1997), Pimenta (1999), Saviani (1992) e Tardif (2002). Os resultados apontam que, apesar das diretrizes curriculares para a formação do coordenador, ainda é necessário avançar no que tange à formação continuada para o processo de educação inclusiva nas instituições escolares. Conclui-se este trabalho sintetizando a necessidade da aproximação dos conhecimentos teóricos e práticos na formação continuada do coordenador pedagógico para a educação inclusiva, com vistas a enfrentar os desafios da alteridade na contemporaneidade.Downloads
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