Entre história e memória: intelectuais da educação e o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) na década de 1950

Autores

  • Cleber Ferreira Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Thyellis Cesar Santos UFES

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v6i2.17633

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo apresentar o papel dos intelectuais do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) na preservação da memória do instituto, que corroborou para o delineamento entre educação, cultura e política na década de 1950. Assim, atentando-se para a relação entre o intelectual e a circulação de representações, buscou-se neste artigo abordar de que forma o ISEB foi associado a um ideário educacional, tendo como consequência a preservação da memória do instituto. Para tanto, ancorou-se o presente trabalho, em alguns teóricos, como Jean François Sirinelli (2003), que discorre a cerca do conceito de intelectual, Pierre Nora (1993), no que tange a problemática dos lugares de memória, Maurice Halbawachs (1990), sobre memória coletiva, Le Goff (1990) sobre história, Roger Chartier (1990) no que tange as representações coletivas, na tentativa de criarmos um referencial teórico-metodológico adequado para a construção da presente pesquisa.

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Publicado

2017-11-02

Como Citar

Santos, C. F., & Santos, T. C. (2017). Entre história e memória: intelectuais da educação e o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) na década de 1950. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.9771/re.v6i2.17633

Edição

Seção

Artigos