Trabalho, educação e ontologia marxiana

Autores

  • Rafael Rossi Docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFMS em Campo Grande - MS.

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v6i2.17538

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão a respeito das relações que se estabelecem entre a categoria fundante do ser social: o trabalho e o complexo social da educação. Para desenvolver tal debate, levamos em consideração as contribuições de autores que trabalham com a abordagem ontológica marxiana. Este é um procedimento necessário para apreender as dinâmicas e interações entre trabalho, educação e totalidade social de um ponto de vista que analisa os complexos sociais em sua vinculação prática e real ao desenvolvimento do ser social. Para tanto, abordamos, em um primeiro momento, a origem histórica e a natureza da tradição denominada por ontologia marxiana e, num segundo momento, explicitamos a dependência ontológica, autonomia relativa e determinação recíproca da educação para com o trabalho. Tais interações que se estabelecem entre trabalho, educação e totalidade social emanam da própria realidade objetiva em seu desenvolvimento histórico e social. Uma elaboração importante da ontologia marxiana, neste aspecto, é o caráter de crítica frente às perspectivas que retiram da atividade humana o seu papel de demiurgo do processo histórico. Com efeito, não se trata de uma abordagem idealista de talhe gnosiológico a respeito da problemática em questão, mas sim, de uma abordagem de cunho ontológico com base nas contradições e nas tendências gerais desta forma de sociabilidade contemporânea. Estas reflexões são indispensáveis para não supervalorizar a práxis educativa e, também, para não desprezá-la.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Rossi, Docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFMS em Campo Grande - MS.

Licenciado e Mestre em Geografia, Doutor em Educação pela UNESP/FCT de Presidente Prudente – SP. Docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e da Pós-Graduação em Recursos Naturais da UFMS em Campo Grande – MS.

Referências

CHASIN, J. Superação do Liberalismo. 1988, mime.

CHASIN, J. Poder e Miséria. 1997. Conferência proferida na UMA – Faculdade de Ciências Gerenciais. Caderno Pensar, Estado de Minas, 07 de out. 2000. Disponível em: <http://www.afoiceeomartelo.com.br/posfsa/Autores/Chasin,%20Jose/J%20Chasin%20%20Poder%20e%20miseria%20[Conferencia%20publicada%20no%20jornal%20Estado%20de%20Minas]%20(1997).pdf > Último acesso: set. 2015.

LESSA, S. Lukács e a ontologia: uma introdução. Outubro (São Paulo), São Paulo, v. 5, n.1, p. 83-100, 2001.

LESSA, S. Serviço Social e trabalho: porque o serviço social não é trabalho. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.

LESSA, S. Lukács, Trabalho e Classes Sociais. In: COSTA, G.; ALCÂNTARA, N. Anuário Lukács. São Paulo: Instituto Lukács, 2014.

LESSA, S. Materialismo histórico: a origem. Jornal Espaço Socialista n. 84, 2015a. Disponível em: <http://espacosocialista.org/portal/ > Último acesso: ago. 2016.

LESSA, S. Para compreender a Ontologia de Lukács. 4. ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2015b.

LESSA, S. Liberalismo: concepção burguesa de Mundo. Jornal Espaço Socialista no. 92, agosto de 2016. Disponível em: <http://espacosocialista.org/portal/ > Último acesso: ago. 2016.

LUKÁCS, G. Tecnología y Relaciones Sociales. In: BUJARIN, N. I. Teoria del Materialismo Historico. Siglo XXI de Editores, Espanha, 1974.

LUKÁCS, G. O trabalho. Tradução de Ivo Tonet. 2002. (Mimeo).

LUKÁCS, G. História e Consciência de Classe. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social – I. São Paulo: Boitempo: 2012.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social – II. São Paulo: Boitempo: 2013.

MARCONDES, D. Iniciação à História da Filosofia – Dos pré-socráticos a Wittgestein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes. 2002.

MARX, K. Contribuição à crítica da Economia Política. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MÉSZÁROS, I. Para Além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2002.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Ed. Boitempo, 2005.

NETTO, J. P. Introdução ao método da teoria social. In: Conselho Federal de Serviço Social – CFESS; Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília – DF, 2009.

TONET, I. As tarefas dos intelectuais, hoje. Novos Rumos, São Paulo, v. n. 29, p. 28-37, 1999.

TONET, I. Educação, Cidadania e Emancipação Humana. Ijuí: Unijuí, 2005.

TONET, I. Um novo horizonte para a Educação. Texto base conferência pronunciada no I Congresso de Ontologia do Ser Social e Educação, promovido pelo IBILCE – UNESP – São José do Rio Preto em nov/dez 2007. Disponível em: < http://ivotonet.xpg.uol.com.br/ > Último acesso: set. 2015.

TONET, I.; LESSA, S. Proletariado e sujeito revolucionário. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.

TONET, I. Método Científico – Uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

TONET, I. Atividades Educativas Emancipadoras. Rev. Práxis Educativa. Vol. 9, n. 1, 2014.

ZIEGLER, J. Genocídio silencioso: um sexto da humanidade não tem o que comer. 2011. Disponível em: < http://www.diarioliberdade.org/mundo/laboral-economia/19878-genocidio-silencioso-um-sexto-da-humanidade-nao-tem-o-que-comer.html > Último acesso: ago. 2016.

WOOD, E. M. A origem do Capitalismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

Downloads

Publicado

2017-10-30

Como Citar

Rossi, R. (2017). Trabalho, educação e ontologia marxiana. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.9771/re.v6i2.17538

Edição

Seção

Artigos