EDUCAÇÃO PERMANENTE NA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Lucimare Ferraz UNOCHAPECO e Udesc
  • Carine Vendruscolo Udesc
  • Sara Marmett Udesc

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v28i2.8366

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Educação Continuada, Enfermagem

Resumo

A Educação Permanente em Saúde (EPS) configura-se como processo dirigido aos trabalhadores da área, capaz de transformar práticas laborais com vistas à melhoria das condições de saúde e qualidade da assistência. O objetivo deste artigo é discutir a produção científica desenvolvida pela enfermagem brasileira sobre EPS, publicada em periódicos da área. Foi realizada uma revisão integrativa dos artigos existentes na Biblioteca Virtual da Saúde, no período de janeiro de 2004 a agosto de 2012. Os 28 estudos foram assim categorizados: Percepções e concepções sobre EPS; Aplicabilidade da EPS; Reflexões sobre a EPS na prática de enfermagem; e Perspectivas e desafios da EPS para os enfermeiros. Conclui-se que a EPS é abordada de acordo com o ideário da Política Nacional e a enfermagem vem ganhando destaque no que tange à apropriação conceitual e práticas relacionadas à temática.

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Biografia do Autor

Lucimare Ferraz, UNOCHAPECO e Udesc

Enferneira, doutora, docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (Unochapeco) e do departamento de Enfermagem (Udesc)

Carine Vendruscolo, Udesc

Enferneira, mestre, docente do departamento de Enfermagem (Udesc)

Sara Marmett, Udesc

Enfermeira (UDESC)

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Publicado

2014-12-10

Como Citar

Ferraz, L., Vendruscolo, C., & Marmett, S. (2014). EDUCAÇÃO PERMANENTE NA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 28(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v28i2.8366

Edição

Seção

Revisão