PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO: IMPASSES NA ELABORAÇÃO DO PROJETO
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v22i1.4991Palavras-chave:
Pesquisa, Pós-graduação, Ensino e pesquisa, EnfermagemResumo
A pesquisa, no Brasil, concentra-se atualmente nos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), no entanto são identificados vários problemas para a sua realização que tanto podem estar relacionados a características do corpo discente, quanto ao sistema de ensino e ao corpo docente, notadamente nas áreas de saúde e educação. Este artigo teve como objetivo identificar as dificuldades, limitações e potencialidades de alunos, para o desenvolvimento e conclusão de seus trabalhos de investigação, procurando evidenciar sua formação para pesquisa. Quanto à natureza dos dados, o estudo foi classificado como qualitativo; no que concerne aos objetivos, é exploratório-descritivo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com duas questões abertas. As respostas foram analisadas à luz da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a descoberta do objeto de investigação aconteceu, em ordem de frequência, com suporte na vivência profissional, seguida do interesse pessoal, orientação do professor, relevância do temae experiência de cada um. As dificuldades na elaboração do projeto foram relatadas como desconhecimento da metodologia, seguida do estranhamento com a literatura, da insegurança na argumentação teórica e dificuldades na escrita. Os resultados remetem a ausência de formação inicial para investigação na graduação, o que confirma a necessidade de se integrar melhor a pesquisa com o ensino.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).