MORBIDADE E MORTALIDADE POR ACIDENTES DE TRABALHO EM IDOSOS NO BRASIL

Autores

  • Eduardo Nunes da Silva
  • Alexandra de Oliveira Matias
  • Patricia Julimeire Cunha Fagundes de Lima
  • Maria do Rosário de Menezes

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v27i1.6916

Palavras-chave:

Acidentes de Trabalho. Idoso. Enfermagem.

Resumo

Os riscos dos indivíduos sofrerem acidentes de trabalho são inerentes ao processo produtivo e podem ocorrer com pessoas de diversas faixas etárias, inclusive idosos. Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva, com objetivo de identificar as taxas de incidência de acidentes de trabalho típico, de trajeto e de mortalidade específica em idosos no Brasil, de 2008 a 2010. Realizou-se consulta no banco de dados do Departamento de Informática do SUS em meio eletrônico em janeiro de 2013. A análise foi realizada através de frequência simples. As regiões Sul e Centro-Oeste, os estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso apresentaram maiores índices dos indicadores de morbidade. Em relação às taxas de mortalidade, a região Centro-Oeste e o estado do Mato Grosso novamente apresentaram maior índice. Este resultado é relevante para profissionais de saúde, sobretudo de enfermagem, para nortear estratégias de promoção, prevenção e cuidados com a saúde da população idosa trabalhadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Nunes da Silva

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Discente Regular do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Núcleo de Estudos para Valorização do Envelhecimento (NEVE). Salvador, BA.

Alexandra de Oliveira Matias

Enfermeira. Especialista em Clientes de Alta complexidade com ênfase em CTI. Discente Regular do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, RJ.

Patricia Julimeire Cunha Fagundes de Lima

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Pediátrica com ênfase em UTI. Especialista em Infecção Hospitalar. Mestre em Prática Profissional de Enfermagem. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano (NEPECHE), Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR.

Maria do Rosário de Menezes

Enfermeira. Doutora em Interunidades Saúde do Adulto Idoso. Professor Associado 2,  Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora do Núcleo de Estudos para Valorização do Envelhecimento (NEVE). Salvador, BA.

Publicado

2014-02-18

Como Citar

Silva, E. N. da, Matias, A. de O., Lima, P. J. C. F. de, & Menezes, M. do R. de. (2014). MORBIDADE E MORTALIDADE POR ACIDENTES DE TRABALHO EM IDOSOS NO BRASIL. Revista Baiana De Enfermagem‏, 27(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v27i1.6916

Edição

Seção

Artigo Original