PERCEPÇÃO DAS ENFERMEIRAS SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO NO PUERPÉRIO IMEDIATO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.43626

Resumo

Objetivo: analisar a percepção das enfermeiras sobre a orientação do aleitamento materno no puerpério imediato. Método: pesquisa de campo, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, realizada com 13 profissionais graduados em enfermagem assistencial e obstétrica de uma maternidade de um hospital público na cidade de Salvador, no estado da Bahia. Resultados: as enfermeiras evidenciaram duas complicações principais: fissura e ingurgitamento mamário e ressaltaram a orientação desde o pré-natal até o puerpério. O fator facilitador da orientação foram os benefícios da amamentação e o dificultador foi a alta demanda laboral para as profissionais de enfermagem. Conclusão: as enfermeiras perceberam as puérperas como protagonistas e afirmaram que os benefícios da amamentação superam as dificuldades vivenciadas.


Descritores: Aleitamento Materno. Enfermagem Obstétrica. Educação em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Rodrigues dos ANJOS, HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS

Bacharela em enfermagem pelo Centro de Estudos UniAGES, Paripiranga-BA. Especialista em Nefrologia pela Instituição Atualiza-BA.

Carolina Souza de ALMEIDA, Centro Obstétrico do Hospital Regional de Planaltina

Bacharela em enfermagem pela Universidade Federal da Bahia em 2016. Especialização em Enfermagem Obstétrica sob forma de residência pela Universidade Federal da Bahia 2017-2019. Enfermeira Obstetra do Centro obstétrico do Hospital  Regional de Planaltina, Brasília-DF. 

Carina Marinho PICANÇO, Coordenadora de Ensino e Pesquisa do HGRS

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB. Mestrado em Enfermagem, especialização em enfermagem intensiva e graduação pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA). Coordenadora de Ensino e Pesquisa do HGRS. Coordenadora e Tutora dos Programas de Residência em Enfermagem Intensiva, Enfermagem em CC/CME e  Multiprofissional em Neurologia. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do HGRS. Membro do Grupo de Pesquisa Autobiografia Formação e História Oral (GRAPHO-UNEB) e do GEPASE (UFBA). Associada da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Tutora do Programa de Aperfeiçoamento Profissional do Programa Primeiro Emprego da FESF-SUS, na modalidade à distância.

Publicado

2022-05-19

Como Citar

ANJOS, C. R. dos, ALMEIDA, C. S. de, & PICANÇO, C. M. (2022). PERCEPÇÃO DAS ENFERMEIRAS SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO NO PUERPÉRIO IMEDIATO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 36. https://doi.org/10.18471/rbe.v36.43626

Edição

Seção

Artigo Original