ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DA COVID-19 EM UM ESTADO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.42740

Resumo

Objetivo: analisar a distribuição espaço-temporal da COVID-19 no estado do Piauí. Método: texto estudo ecológico, retrospectivo com dados disponíveis no “Painel Epidemiológico COVID-19 – Piauí”. Foi construída uma série temporal dos casos e óbitos acumulados mensalmente e calculadas taxas de incidência, mortalidade e letalidade e construídos mapas cloropléticos utilizando-se o QGIS versão 2.18.6. Resultados: em março foram registrados três casos, sem óbito, chegando a setembro com 90.370 casos e 2.037 óbitos. Porém, observa-se leve redução no crescimento das taxas desde agosto. Teresina apresentou o segundo menor coeficiente de incidência do estado, o segundo maior coeficiente de mortalidade e a maior letalidade. Conclusão: observou-se amplo crescimento da pandemia no estado, especialmente até o mês de agosto, com letalidade dentro do esperado e distribuição espacial dos casos e óbitos concentrada na capital e adjacências, evidenciando a necessidade de continuar com fortes medidas preventivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Dantas Almeida, Universidade Federal do Piauí / Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Enfermeira. Mestre em Saúde e Comunidade. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Telma Maria Evangelista de Araújo, Universidade Federal do Piauí / Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Augusto Cezar Antunes de Araújo Filho, Universidade Estadual do Piauí

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Doutora Josefina Demes.

Anderson Fuentes Ferreira, Universidade Federal do Ceará

Analista de sistemas. Mestre e Doutorando em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Inês Fronteira, Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa

Licenciada em Enfermagem. Doutora em Saúde Internacional. Professora de Saúde Pública e Epidemiologia no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL).

Eugênio Barbosa de Melo Júnior, Universidade Federal do Piauí / Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Enfermeiro. Mestre em Ciências e Saúde. Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Malena Gonçalves Almeida, Secretaria de Estado da Saúde do Piauí

Fisioterapeuta. Mestre em Saude da Família. Fisioterapeuta na Secretaria de Estado da Saúde do Piauí.

Publicado

2021-06-08

Como Citar

Almeida, P. D., Araújo, T. M. E. de, Araújo Filho, A. C. A. de, Ferreira, A. F., Fronteira, I., Melo Júnior, E. B. de, & Almeida, M. G. (2021). ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DA COVID-19 EM UM ESTADO BRASILEIRO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.42740

Edição

Seção

Artigo Original