DOCÊNCIA EM CURSOS SUPERIORES DE ENFERMAGEM: FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores/as

  • Alexandre Lins Werneck Famerp
  • Eliane Chainça UNIP
  • Claudia Bernardi Cesarino FAMERP
  • Kethi Cristina do Rosario Squecola Alexandre FAMERP

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.24975

Resumen

Objetivo: identificar a prática pedagógica e a formação de docentes de Cursos de Graduação em Enfermagem. Método: estudo transversal, descritivo e quantitativo, que aplicou questionário em instituições privadas e pública no
estado de São Paulo, Brasil, entre junho e agosto de 2014. Resultados: docentes da instituição pública tinham idades, titulação, tempo na docência, carga horária e formação didática superiores às dos docentes das instituições privadas.
Quanto às práticas, na pública, havia mais discussão de casos; nas privadas, prevaleceu o trabalho em grupo. Nas privadas, diferente da pública, os docentes elaboravam individualmente o planejamento e diagnosticavam necessidades de aprendizagem, porém não havia interdisciplinaridade. A maior dificuldade na pública foi falta de compromisso docente; nas privadas, precarização nas relações de trabalho. Conclusão: as significativas diferenças identificadas em relação à prática pedagógica e à formação de docentes de Cursos de Graduação em Enfermagem repercutiram na qualificação e nas condições de trabalho desses profissionais.

Descritores: Educação em enfermagem. Ensino superior. Prática do docente de enfermagem. Formação docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Lins Werneck, Famerp

Professor Doutor da Disciplina Inglês Instrumental do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP (FAMERP).

Eliane Chainça, UNIP

Mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras (Universidade Estadual Paulista de Araraquara/SP).

Claudia Bernardi Cesarino, FAMERP

Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Geral da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP (FAMERP)

Kethi Cristina do Rosario Squecola Alexandre, FAMERP

Mestre em Gestão em Saúde e em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP (FAMERP)

Publicado

2018-07-24

Cómo citar

Werneck, A. L., Chainça, E., Cesarino, C. B., & Alexandre, K. C. do R. S. (2018). DOCÊNCIA EM CURSOS SUPERIORES DE ENFERMAGEM: FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Revista Baiana De Enfermagem, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.24975

Número

Sección

Artículos Originales