DOCÊNCIA EM CURSOS SUPERIORES DE ENFERMAGEM: FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Authors

  • Alexandre Lins Werneck Famerp
  • Eliane Chainça UNIP
  • Claudia Bernardi Cesarino FAMERP
  • Kethi Cristina do Rosario Squecola Alexandre FAMERP

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.24975

Abstract

Objetivo: identificar a prática pedagógica e a formação de docentes de Cursos de Graduação em Enfermagem. Método: estudo transversal, descritivo e quantitativo, que aplicou questionário em instituições privadas e pública no
estado de São Paulo, Brasil, entre junho e agosto de 2014. Resultados: docentes da instituição pública tinham idades, titulação, tempo na docência, carga horária e formação didática superiores às dos docentes das instituições privadas.
Quanto às práticas, na pública, havia mais discussão de casos; nas privadas, prevaleceu o trabalho em grupo. Nas privadas, diferente da pública, os docentes elaboravam individualmente o planejamento e diagnosticavam necessidades de aprendizagem, porém não havia interdisciplinaridade. A maior dificuldade na pública foi falta de compromisso docente; nas privadas, precarização nas relações de trabalho. Conclusão: as significativas diferenças identificadas em relação à prática pedagógica e à formação de docentes de Cursos de Graduação em Enfermagem repercutiram na qualificação e nas condições de trabalho desses profissionais.

Descritores: Educação em enfermagem. Ensino superior. Prática do docente de enfermagem. Formação docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alexandre Lins Werneck, Famerp

Professor Doutor da Disciplina Inglês Instrumental do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP (FAMERP).

Eliane Chainça, UNIP

Mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras (Universidade Estadual Paulista de Araraquara/SP).

Claudia Bernardi Cesarino, FAMERP

Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Geral da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP (FAMERP)

Kethi Cristina do Rosario Squecola Alexandre, FAMERP

Mestre em Gestão em Saúde e em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP (FAMERP)

Published

2018-07-24

How to Cite

Werneck, A. L., Chainça, E., Cesarino, C. B., & Alexandre, K. C. do R. S. (2018). DOCÊNCIA EM CURSOS SUPERIORES DE ENFERMAGEM: FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Revista Baiana De Enfermagem, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.24975

Issue

Section

Original Article