ESTRATÉGIAS INDIVIDUAIS E ORGANIZACIONAIS PARA O GERENCIAMENTO DE CONFLITOS NA SAÚDE: REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v38.55776

Palavras-chave:

Administração de Serviços de Saúde, Conflito Psicológico, Gestão em Saúde, Negociação, Pessoal de Saúde

Resumo

Objetivo: caracterizar as estratégias individuais e organizacionais utilizadas para o gerenciamento de conflitos existentes entre a equipe de saúde. Método: trata-se de um estudo de revisão de escopo; a busca pelas evidências ocorreu entre fevereiro e maio de 2023, nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Cumulative Index to Nursing and Allied, Scopus, Base de Dados da Enfermagem e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Resultados: a amostra foi de 28 artigos, apresentados em duas categorias: estratégias individuais: desenvolvimento de habilidades de comunicação, empatia, autoconhecimento, inteligência emocional, respeito; e estratégias organizacionais: necessidade de implementar estratégias preventivas e de gestão proativa de conflitos, incluindo treinamentos e capacitações. Considerações finais: os conflitos são inevitáveis em ambientes
complexos, como os de saúde, onde se encontram diversas perspectivas e interesses, sendo fundamental adotar medidas proativas para identificar, mitigar e resolver conflitos de maneira construtiva no âmbito da saúde.

Descritores: Administração de Serviços de Saúde. Conflito Psicológico. Gestão em Saúde. Negociação. Pessoal de Saúde.

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Biografia do Autor

Carolina Cassiano, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de São Paulo. Possui Graduação em Enfermagem, Mestrado em Psicologia e Especialização em Gestão e Auditoria em Serviços de Saúde. Integrante dos Grupos de Pesquisa: "Ciclos de Vida, Família e Saúde no Contexto Social" (CIFACS-UFTM) e "Laboratório de Pesquisas em Gestão de Pessoas e Competências Profissionais" - Universidade de São Paulo (USP). 

Sílvia Helena Henriques, Universidade de São Paulo

Graduada em enfermagem.  Mestre e Doutora em enfermagem. Professora Associada pelo Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Vice-presidente do Programa de Pós-Graduação Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da EE-EERP-USP; membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, Membro da Comissão do Observatório de Recursos Humanos da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. Líder de Grupo de pesquisa Laboratório de pesquisas em gestão de pessoas e competências profissionais; Membro do Grupo de Pesquisa NUESAT e do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital e Enfermagem. Membro da Rede de Enfermagem em Saúde Ocupacional -Red ENSO-Brasil.

Denise Maria Osugui, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas. Especialista em Administração Hospitalar, Docência do Ensino Superior e Cardiologia em Enfermagem. Mestrado em Enfermagem e doutoranda pela USP de Ribeirão Preto no Programa Interunidades da EERP. Atualmente professora da Pós-graduação do Centro Universitário do Sul de Minas em Urgência e Emergência/ Cardiologia. e na Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas no curso de Pós-graduação em Urgência e Emergência/ Cardiologia e coordenadora de enfermagem como RT do Hospital Regional do Sul de Minas - Varginha.

Sonia Maria Kalckmann de Macedo, Universidade de São Paulo

Enfermeira Doutoranda em enfermagem Ensino, Pesquisa e Inovação. Mestre em enfermagem pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Urgência e Emergência Gestão e Auditoria em Saúde Cursando MBA em Gestão, Inovação e Serviços de Saúde. 

Luan Gagossian Savóia, Universidade de Ribeirão Preto

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto. Atua como orientador de família e terapeuta na Clínica Lúdica, em Ribeirão Preto - SP e realiza especialização em Clínica Analítico-Comportamental pela Faculdade Psicolog (2022). Membro do Laboratório de Pesquisas em Gestão de Pessoas e Competências Profissionais.

Laura Andrian Leal, Universidade de São Paulo

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Doutora pelo programa Interunidades da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências, especialista em Urgência e Emergência e Terapia Intensiva, Auditoria em Saúde e em Gestão Pública. Atualmente é docente do Centro Universitário Municipal de Franca, membro do Grupo de Pesquisa "Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital e Enfermagem" e do "Laboratório de Pesquisas em Gestão de pessoas e competências profissionais" da USP e Gestão, Formação, Saúde e Trabalho da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2024-09-10

Como Citar

Cassiano, C., Henriques, S. H., Maria Osugui, D., Maria Kalckmann de Macedo, S., Gagossian Savóia, L., & Andrian Leal, L. (2024). ESTRATÉGIAS INDIVIDUAIS E ORGANIZACIONAIS PARA O GERENCIAMENTO DE CONFLITOS NA SAÚDE: REVISÃO DE ESCOPO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 38(.). https://doi.org/10.18471/rbe.v38.55776

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