MODELO TEÓRICO-METODOLÓGICO DE ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A ÁREA DA ENFERMAGEM

Autores

  • Valéria de Cássia Sparapani Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8125-8967
  • Ana Izabel Jatobá de Souza Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil
  • Jane Cristina Anders Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil
  • Juliana Coelho Pina Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil
  • Patrícia Kuerten Rocha Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8347-1363

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.54361

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Enfermagem, Educação em saúde, Metodologia, Materiais educativos e de divulgação

Resumo

Objetivo: apresentar um modelo teórico-metodológico para nortear a elaboração e validação de tecnologia educacional do tipo cartilhas educativas para a área da Enfermagem. Método: trata-se de um estudo teórico-reflexivo, baseado na Taxonomia de Bloom. Resultados: o estudo apresentou um modelo teórico-metodológico que descreve a elaboração do roteiro e conteúdo do material educativo seguindo as recomendações da Taxonomia de Bloom, na dimensão do processo cognitivo. Ainda, apresentou os passos para elaboração e validação de cartilhas educativas: diagnóstico situacional, revisão de literatura e documental, seleção e sumarização de conteúdo, elaboração do roteiro, criação e diagramação de imagens, validação com especialistas e com o público-alvo. Considerações finais: a proposição do modelo teórico-metodológico solidifica o conhecimento da literatura e auxilia enfermeiros e pesquisadores na elaboração de cartilhas educativas com maior rigor científico e passíveis de efetividade.

Descritores: Tecnologia Educacional. Enfermagem. Educação em Saúde. Metodologia como Assunto. Materiais Educativos e de Divulgação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria de Cássia Sparapani, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil

Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC. Coordenador do Grupo de Estudos e Educação em Diabetes Infantil. @valeria_sparapani

Ana Izabel Jatobá de Souza , Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil

Professor Associado na Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC

Jane Cristina Anders, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil

Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina

Juliana Coelho Pina, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil

Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC

Patrícia Kuerten Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil

Professora Associada na Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC

Referências

Moraes SLM, Rabelo DMB, Áfio JC, Lavinas S, Santos MDA. Uso de tecnologia leve-dura nas práticas de enfermagem: análise de conceito. Aquichan [Internet]. 2016 Jun 1;16(2):230–9. DOI:10.5294/aqui.2016.16.2.10.

Silva TIM, Braz PR, Cavalcante RB, Alves M. Diffusion of innovations theory and its applicability in research studies on nursing and health. Texto Context - Enferm [Internet]. 2022;31. DOI:10.1590/1980-265X-TCE-2021-0322.

Queiroz SML, Albuquerque CF, Moraes EBS, Silva GA, Sabino VF, Cordeiro PM, et al. Cartilha educativa para crianças autistas sobre os cuidados da Covid-19. Rev Eletrônica Acervo Saúde [Internet]. 2023 Jan 27;23(1):e11641. DOI:10.25248/reas.e11641.20234.

Santos IGM, Oliveira A, Daniel ACQG, Veiga EV. Ensino da medida da pressão arterial entre hipertensos: estratégia educativa com simulador de baixa fidelidade. Saúde Coletiva. 2021;11(68):7587–93. DOI:10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7603-7816.

Silva ELO, Mendez SP, Baptista AF, Sá KN. Métodos de elaboração de materiais de educação em saúde para adultos: revisão integrativa. Saúde e Tecnol [Internet]. 2019;(21):60–7. DOI:10.25758/set.2222 6.

Stein M, Costa R, Gelbcke FL. Enfermagem e design na criação de produtos para saúde: aproximando áreas e resolvendo problemas - Enferm [Internet]. 2023;32. DOI:10.1590/1980-265X-TCE-2022-0160pt7.

Leite SS, Áfio ACE, Carvalho LV, Silva JM da, Almeida PC de, Pagliuca LMF. Construction and validation of an Educational Content Validation Instrument in Health. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(suppl 4):1635–41. DOI: 10.1590/0034-7167-2017-06488.

Souza ACC Moreira TMM, Borges JWP. Development of an appearance validity instrument for educational technology in health. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020;73(suppl 6). DOI:10.1590/0034-7167-2019-05599.

Ferraz APCM, Belhot RV. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest Prod [Internet]. 2010;17(2):421–31. DOI: 10.1590/S0104-530X2010000200015 10.

Vanderzwan KJ, Burt L, O’Rourke J. Nursing Handoff Education Using Experiential and Virtual Innovations. Nurse Educ [Internet]. 2023 Jan;48(1):33–6. DOI: 10.1097/NNE.0000000000001272.

Michalowski M, Wilk S, Michalowski W, O’Sullivan D, Bonaccio S, Parimbelli E, et al. A Health eLearning Ontology and Procedural Reasoning Approach for Developing Personalized Courses to Teach Patients about Their Medical Condition and Treatment. Int J Environ Res Public Health [Internet]. 2021 Jul 9;18(14):7355. DOI:10.3390/ijerph18147355.

Rodrigues LN, Santos AS, Gomes PPS, Silva WCP, Chaves EMC. Construction and validation of an educational booklet on care for children with gastrostomy. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020;73(3). DOI:10.1590/0034-7167-2019-0108.

Menegazz D, Debus ESD. O Design da Literatura Infantil: uma investigação do livro ilustrado contemporâneo. Calidoscópio. 2018;16(2):273–85. Available from: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.162.09.

Marques JBV, Freitas D. Método DELPHI: caracterização e potencialidades na pesquisa em Educação. Pro-Posições [Internet]. 2018 Aug;29(2):389–415. DOI:10.1590/1980-6248-2015-0140.

Ayre C, Scally AJ. Critical Values for Lawshe’s Content Validity Ratio. Meas Eval Couns Dev [Internet]. 2014 Jan 8;47(1):79–86. DOI:10.1177/0748175613513808.

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Sparapani, V. de C. ., Souza , A. I. J. de ., Anders, J. C., Coelho Pina, J. ., & Kuerten Rocha, P. . (2023). MODELO TEÓRICO-METODOLÓGICO DE ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A ÁREA DA ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem‏, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.54361

Edição

Seção

Reflexão/Ensaio