MODELO TEÓRICO-METODOLÓGICO DE ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A ÁREA DA ENFERMAGEM

Autores

  • Valéria de Cássia Sparapani Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8125-8967
  • Ana Izabel Jatobá de Souza Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil
  • Jane Cristina Anders Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil
  • Juliana Coelho Pina Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil
  • Patrícia Kuerten Rocha Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8347-1363

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.54361

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Enfermagem, Educação em saúde, Metodologia, Materiais educativos e de divulgação

Resumo

Objetivo: apresentar um modelo teórico-metodológico para nortear a elaboração e validação de tecnologia educacional do tipo cartilhas educativas para a área da Enfermagem. Método: trata-se de um estudo teórico-reflexivo, baseado na Taxonomia de Bloom. Resultados: o estudo apresentou um modelo teórico-metodológico que descreve a elaboração do roteiro e conteúdo do material educativo seguindo as recomendações da Taxonomia de Bloom, na dimensão do processo cognitivo. Ainda, apresentou os passos para elaboração e validação de cartilhas educativas: diagnóstico situacional, revisão de literatura e documental, seleção e sumarização de conteúdo, elaboração do roteiro, criação e diagramação de imagens, validação com especialistas e com o público-alvo. Considerações finais: a proposição do modelo teórico-metodológico solidifica o conhecimento da literatura e auxilia enfermeiros e pesquisadores na elaboração de cartilhas educativas com maior rigor científico e passíveis de efetividade.

Descritores: Tecnologia Educacional. Enfermagem. Educação em Saúde. Metodologia como Assunto. Materiais Educativos e de Divulgação.

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Biografia do Autor

Valéria de Cássia Sparapani, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil

Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC. Coordenador do Grupo de Estudos e Educação em Diabetes Infantil. @valeria_sparapani

Ana Izabel Jatobá de Souza , Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil

Professor Associado na Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC

Jane Cristina Anders, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil

Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina

Juliana Coelho Pina, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil

Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC

Patrícia Kuerten Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil

Professora Associada na Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Sparapani, V. de C. ., Souza , A. I. J. de ., Anders, J. C., Coelho Pina, J. ., & Kuerten Rocha, P. . (2023). MODELO TEÓRICO-METODOLÓGICO DE ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A ÁREA DA ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem‏, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.54361

Edição

Seção

Reflexão/Ensaio