PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO: IMPASSES NA ELABORAÇÃO DO PROJETO

Autores

  • Sílvia Maria Nóbrega-Therrien
  • Laurinete Sales de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v22i1.4991

Palavras-chave:

Pesquisa, Pós-graduação, Ensino e pesquisa, Enfermagem

Resumo

A pesquisa, no Brasil, concentra-se atualmente nos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), no entanto são identificados vários problemas para a sua realização que tanto podem estar relacionados a características do corpo discente, quanto ao sistema de ensino e ao corpo docente, notadamente nas áreas de saúde e educação. Este artigo teve como objetivo identificar as dificuldades, limitações e potencialidades de alunos, para o desenvolvimento e conclusão de seus trabalhos de investigação, procurando evidenciar sua formação para pesquisa. Quanto à natureza dos dados, o estudo foi classificado como qualitativo; no que concerne aos objetivos, é exploratório-descritivo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com duas questões abertas. As respostas foram analisadas à luz da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a descoberta do objeto de investigação aconteceu, em ordem de frequência, com suporte na vivência profissional, seguida do interesse pessoal, orientação do professor, relevância do temae experiência de cada um. As dificuldades na elaboração do projeto foram relatadas como desconhecimento da metodologia, seguida do estranhamento com a literatura, da insegurança na argumentação teórica e dificuldades na escrita. Os resultados remetem a ausência de formação inicial para investigação na graduação, o que confirma a necessidade de se integrar melhor a pesquisa com o ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvia Maria Nóbrega-Therrien

Doutora em Sociologia pela Universidade de Salamanca, Espanha. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, dos Cursos de Enfermagem, Medicina e Mestrado Acadêmico em Saúde Pública.

Laurinete Sales de Andrade

Assistente Social. Mestra em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará.

Como Citar

Nóbrega-Therrien, S. M., & Sales de Andrade, L. (2011). PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO: IMPASSES NA ELABORAÇÃO DO PROJETO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 22(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v22i1.4991