PROCESSO DE FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA PARA UM AGIR ÉTICO

Autores

  • Elaine Guedes Fontoura Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Maristela Pina dos Santos La Torre UFBA
  • Darci de Oliveira Santa Rosa
  • Therezinha Teixeira Vieira

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v25i1.4936

Palavras-chave:

Ensino. Ética de enfermagem. Tomada de decisão. KEY-WORDS, Teaching, Nursing Ethics, Decisions-Making. Palabras clave, Enseñanaza. Ética en enfermería. Toma de decisión.

Resumo

A formação voltada para uma prática cidadã requer um ensino que ofereça, aos profissionais enfermeiras (os), condições para desenvolver competências relativas não somente a aspectos técnicos, mas, também, para posicionar-se, de forma crítica e reflexiva, diante dos dilemas éticos e morais quando no exercício do seu trabalho. As pressões do cotidiano geram a necessidade de se identificar os valores morais que possam interferir na tomada de decisões. O ensino da ética nos cursos de graduação em enfermagem deve fornecer ferramentas úteis para um agir profissional ético. Esse artigo teve como questão norteadora: Como o processo de formação da (o) enfermeira (o) pode possibilitar um agir profissional ético, em sua prática? A pesquisa bibliográfica que realizamos teve como objetivos refletir sobre o processo de formação das (os) enfermeiras (os) para um agir ético e identificar como os valores morais/éticos refletem no processo de tomada de decisão profissional. Concluímos pela necessidade de um agir ético à vista do qual alguns desafios são colocados. Sob esse aspecto, é bastante pertinente a visão da integralidade que rompe com a concepção fragmentada do homem, do mundo, da sociedade e da educação. Na prática profissional, deve ser evitado o juízo de valores, principalmente, que esse venha influenciar nas decisões.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Ética de enfermagem. Tomada de decisão.

The training process for a human practice requires a kind of teaching that offers to professional nurses the conditions to develop skills related not only to the technical aspects, but also to position critically and reflexive on ethical and moral dilemmas in the course of their work. The daily pressures bring the necessity to identify the moral values that may interfere with the decisions-making process. The teaching of ethics in nursing graduation courses should provide useful tools for an ethical professional act. The question that guides this article is: How does the training process of the nurse may enable an ethical professional act, in her practice? The bibliographic research we did aims to bring the reflection on the process of training of the nurses for ethical acts and identify how ethical/moral values reflects in the process of the professional decisions-making. It's concluded by the necessity of ethical acts that are sighted in the challenges that are placed. In this aspect, it is a lot relevant the sight of the integrality that breaks the fragmented conception about the men, the world, the society and the education. In the professional practice, the value judgment must be avoided, mainly when it might influence the decisions.

KEY-WORDS: Teaching, Nursing Ethics, Decisions-Making.

La formación orientada para una práctica ciudadana, requiere una enseñanza que ofrezca, a los (las) profesionales enfermeros (as), condiciones para desarrolar competencias relativas, no solo a aspectos técnicos, sino, también, para posicionarse de forma crítica e reflexiva delante de los dilemas éticos y morales inerentes al exercício de su trabajo. Las presiones del cotidiano generan la necesidad de identificar los valores morales que puedan interferir en la toma de decisiones. La enseñanaza de la ética en los cursos de graduación en enfermería debe ofrecer herramientas útiles para un actuar profesional ético. Este artículo tuvo como cuestión norteadora: ¿Cómo puede, el proceso de formación del (la) enfermero (a), posibilitar un actuar profesional ético en su práctica? La investigación bibliográfica tuvo como objetivos reflexionar sobre el proceso de formación de los (las) enfermeros (as) para um actuar ético e identificar como los valores morales/éticos se reflejan en el proceso de toma de decisión profesional. Concluímos por la necesidad de un actuar ético delante del cual son colocados algunos desafios. Sobre este aspecto, es bastante pertinente la visión de la integralidad que rompe con la concepción fragmentada del hombre, del mundo, de la sociedad y de la educación. En la práctica profesional debe ser evitado el juicio de valores, principalmente, cuando el mismo venga a influenciar en las decisiones.

 

Palabras clave: Enseñanaza. Ética en enfermería. Toma de decisión.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Guedes Fontoura, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora adjunto do departamento de saude da Universidade Estadual de Feira de Santana, Enfermeira da Unbidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral Cleriston Andrade, Membro do grupo Exerce educação ética e exercício da enfermagem, douytoranda do programa de Pós graduação da Rscola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia

Maristela Pina dos Santos La Torre, UFBA

Darci de Oliveira Santa Rosa

Therezinha Teixeira Vieira

Publicado

2012-06-01

Como Citar

Fontoura, E. G., La Torre, M. P. dos S., Santa Rosa, D. de O., & Vieira, T. T. (2012). PROCESSO DE FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA PARA UM AGIR ÉTICO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 25(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v25i1.4936

Edição

Seção

Revisão