ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO CUIDADO COM A CRIANÇA HOSPITALIZADA: PERSPECTIVAS SIMBÓLICAS DE DISCENTES DE ENFERMAGEM

Autores

  • Isabella Camargo Tannos Ferreira de Sá Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira
  • Jessica Renata Bastos Depianti Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Juliana Maria Rego Maciel Cardoso Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira
  • Laura Johanson da Silva Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Italo Rodolfo Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira
  • Thiago Privado da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.45416

Resumo

Objetivo: compreender os significados e os fatores intervenientes relativos ao uso de estratégias lúdicas no cuidado com a criança hospitalizada na perspectiva de discentes de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa realizada com 17 discentes de enfermagem. Os dados foram coletados entre outubro de 2020 e março de 2021, sendo submetidos à análise temática de conteúdo e interpretados à luz do Interacionismo Simbólico. Resultados: os temas “Atribuindo Significados ao Lúdico” e “Fatores Intervenientes para o Desenvolvimento do Lúdico” revelaram as significações simbólicas das estratégias lúdicas para o cuidado dispensado à criança hospitalizada e os fatores intervenientes, a saber: disponibilidade de recursos humanos e materiais, rotina e burocracia institucional, capacitação e empenho
dos profissionais e envolvimento do familiar. Considerações finais: compreendeu-se que as perspectivas simbólicas dos discentes determinaram as estratégias lúdicas como um recurso extremamente importante nas relações de cuidado com a criança hospitalizada e sua utilização está condicionada aos fatores intervenientes expostos.

Descritores: Jogos e Brinquedos. Criança Hospitalizada. Estudantes de Enfermagem. Educação Superior. Enfermagem
Pediátrica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Camargo Tannos Ferreira de Sá, Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira

Enfermeira

Jessica Renata Bastos Depianti, Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, doutoranda em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Juliana Maria Rego Maciel Cardoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira

Doutora em Enfermagem

Laura Johanson da Silva, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem

Italo Rodolfo Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira

Doutor em Enfermagem

Thiago Privado da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira

Doutor em Enfermagem.

Publicado

2021-10-05

Como Citar

Sá, I. C. T. F. de, Depianti, J. R. B., Cardoso, J. M. R. M., Silva, L. J. da, Silva, I. R., & Silva, T. P. da. (2021). ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO CUIDADO COM A CRIANÇA HOSPITALIZADA: PERSPECTIVAS SIMBÓLICAS DE DISCENTES DE ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.45416

Edição

Seção

Artigo Original