CUIDADOS PALIATIVOS: DESAFIOS PARA O ENSINO NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM E MEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v35.38750Resumo
Objetivo: identificar as dificuldades na abordagem dos cuidados paliativos e da terminalidade na percepção de acadêmicos de Enfermagem e Medicina de uma universidade pública. Método: trata-se de estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada entre setembro de 2019 e janeiro de 2020, por meio de entrevista semiestruturada. Resultados: emergiram duas categorias temáticas principais: Desafios da comunicação em cuidados paliativos e Despreparo para lidar com o morrer e a morte. Considerações finais: identificou-se que os acadêmicos de Enfermagem e Medicina apresentam dificuldades relacionadas à comunicação na assistência em cuidados paliativos e em situações de fim de vida. Demonstrou-se ainda o seu despreparo em lidar com a morte, o sofrimento humano e os conflitos morais decorrentes de crenças religiosas.
Descritores: Cuidado Paliativo. Cuidados de Conforto. Educação de Graduação em Medicina. Educação em Enfermagem. Formação Profissional em Saúde. Cuidados de Conforto. Educação de Graduação em Medicina. Educação em Enfermagem. Formação Profissional em Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).