CUIDADOS PALIATIVOS: DESAFIOS PARA O ENSINO NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM E MEDICINA

Autores

  • Ramona Garcia Souza Dominguez Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências da Saúde, Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil http://orcid.org/0000-0002-3131-3953
  • Amanda Santos Veiga Freire Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências da Saúde, Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil http://orcid.org/0000-0003-4525-2490
  • Claudia Feio da Maia Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências da Saúde. Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4718-8683
  • Natádina Alves Souza Campos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências da Saúde. Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9970-2405

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.38750

Resumo

Objetivo: identificar as dificuldades na abordagem dos cuidados paliativos e da terminalidade na percepção de acadêmicos de Enfermagem e Medicina de uma universidade pública. Método: trata-se de estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada entre setembro de 2019 e janeiro de 2020, por meio de entrevista semiestruturada. Resultados: emergiram duas categorias temáticas principais: Desafios da comunicação em cuidados paliativos e Despreparo para lidar com o morrer e a morte. Considerações finais: identificou-se que os acadêmicos de Enfermagem e Medicina apresentam dificuldades relacionadas à comunicação na assistência em cuidados paliativos e em situações de fim de vida. Demonstrou-se ainda o seu despreparo em lidar com a morte, o sofrimento humano e os conflitos morais decorrentes de crenças religiosas.

Descritores: Cuidado Paliativo. Cuidados de Conforto. Educação de Graduação em Medicina. Educação em Enfermagem. Formação Profissional em Saúde. Cuidados de Conforto. Educação de Graduação em Medicina. Educação em Enfermagem. Formação Profissional em Saúde.

 

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Biografia do Autor

Ramona Garcia Souza Dominguez, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências da Saúde, Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil

Enfermeira Oncologista. Doutora em Ciências da Saúde, Epidemiologia do Câncer e Gestão de Unidades Críticas. 

Professora Adjunta na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

 

Amanda Santos Veiga Freire, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências da Saúde, Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil

Bacharela em Saúde, Graduanda em Enfermagem. 

 

Claudia Feio da Maia Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências da Saúde. Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil.

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Natádina Alves Souza Campos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências da Saúde. Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil.

Bacharela em Saúde, Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências da Saúde. Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil.

Publicado

2021-01-20

Como Citar

Dominguez, R. G. S., Freire, A. S. V., Lima, C. F. da M., & Campos, N. A. S. (2021). CUIDADOS PALIATIVOS: DESAFIOS PARA O ENSINO NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM E MEDICINA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.38750

Edição

Seção

Artigo Original