CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Hayla Nunes da Conceição, Mariana Rodrigues da Rocha, Haylla Simone Almeida Pacheco, Sara Ferreira Coelho, Hilda Maria Martins Bandeira, Maria do Socorro Leal Lopes

Resumo


Objetivo: descrever as contribuições da disciplina Didática para a formação em saúde coletiva. Método: trata-se de um relato de experiência, do tipo descritivo, detalhado, no contexto da disciplina Didática, ministrada no segundo semestre de 2019, no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí. Para discussão, o relato possui duas partes: vivência e experiência com a disciplina Didática na pós-graduação e desafios da Didática para os profissionais da saúde. Resultados: a disciplina Didática permitiu a compreensão do processo pedagógico como multidimensional, proporcionando a ruptura da concepção da disciplina apenas como um conjunto de métodos instrumentais para a prática docente. Conclusão: a disciplina possibilitou o entendimento do complexo campo da Didática como um desafio para os profissionais de saúde coletiva e constituiu-se em componente importante na matriz curricular de formação desses profissionais.

Descritores: Educação Superior. Saúde Pública. Docência. Educação em Saúde. Didática.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v35.37765

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