CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37765

Resumo

Objetivo: descrever as contribuições da disciplina Didática para a formação em saúde coletiva. Método: trata-se de um relato de experiência, do tipo descritivo, detalhado, no contexto da disciplina Didática, ministrada no segundo semestre de 2019, no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí. Para discussão, o relato possui duas partes: vivência e experiência com a disciplina Didática na pós-graduação e desafios da Didática para os profissionais da saúde. Resultados: a disciplina Didática permitiu a compreensão do processo pedagógico como multidimensional, proporcionando a ruptura da concepção da disciplina apenas como um conjunto de métodos instrumentais para a prática docente. Conclusão: a disciplina possibilitou o entendimento do complexo campo da Didática como um desafio para os profissionais de saúde coletiva e constituiu-se em componente importante na matriz curricular de formação desses profissionais.

Descritores: Educação Superior. Saúde Pública. Docência. Educação em Saúde. Didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hayla Nunes da Conceição, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira.Especialista em Saúde  Pública, Saúde da Familia e Docencia no Ensino Superior

Mariana Rodrigues da Rocha, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Especialista em Saúde  Pública com habilitação em Docencia no Ensino Superior

Haylla Simone Almeida Pacheco, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Especialista em Auditoria em Enfermagem 

Sara Ferreira Coelho, Universidade Federal do Piauí

Fisioterapeuta. Especialista em Saúde da familia e Fisioterapia Neurológica

Hilda Maria Martins Bandeira, Universidade Federal do Piauí

Pedagoga. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Professora Adjunta DE da Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

Maria do Socorro Leal Lopes, Universidade Federal do Piauí

Licenciatura Plena Em Pedagogia. Doutora em Educação 

Publicado

2020-11-24

Como Citar

Conceição, H. N. da, da Rocha, M. R., Pacheco, H. S. A., Coelho, S. F., Bandeira, H. M. M., & Lopes, M. do S. L. (2020). CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37765

Edição

Seção

Relato de Experiência/Caso