DOCÊNCIA EM CURSOS SUPERIORES DE ENFERMAGEM: FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v32.24975Resumo
Objetivo: identificar a prática pedagógica e a formação de docentes de Cursos de Graduação em Enfermagem. Método: estudo transversal, descritivo e quantitativo, que aplicou questionário em instituições privadas e pública no
estado de São Paulo, Brasil, entre junho e agosto de 2014. Resultados: docentes da instituição pública tinham idades, titulação, tempo na docência, carga horária e formação didática superiores às dos docentes das instituições privadas.
Quanto às práticas, na pública, havia mais discussão de casos; nas privadas, prevaleceu o trabalho em grupo. Nas privadas, diferente da pública, os docentes elaboravam individualmente o planejamento e diagnosticavam necessidades de aprendizagem, porém não havia interdisciplinaridade. A maior dificuldade na pública foi falta de compromisso docente; nas privadas, precarização nas relações de trabalho. Conclusão: as significativas diferenças identificadas em relação à prática pedagógica e à formação de docentes de Cursos de Graduação em Enfermagem repercutiram na qualificação e nas condições de trabalho desses profissionais.
Descritores: Educação em enfermagem. Ensino superior. Prática do docente de enfermagem. Formação docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).