EXPERIÊNCIA DE DISCENTES DE ENFERMAGEM EM METODOLOGIAS ATIVAS NA ATIVIDADE DE ENSINO DOCENTE

Autores

  • Lais Silva de Brito UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Lorena de Santana Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Larissa Oliveira Ulisses Universidade Federal da Bahia
  • Mara Fernanda Alves Ortiz FACULDADE MOGIANA DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • Maria Carolina Ortiz Whitaker UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i3.21715

Palavras-chave:

Enfermagem, ensino, mentor

Resumo

Objetivo: descrever a experiência de graduandas do curso de Enfermagem na atividade de estímulo ao ensino docente, no componente curricular Enfermagem no Cuidado à Criança e ao Neonato – Projeto Permanecer. Método: trata-se de um relato de experiência das estudantes sobre a participação nas atividades de estímulo ao ensino docente na cidade de Salvador, Bahia, Brasil, mediante o uso de metodologias ativas, entre os meses de agosto de 2015 a maio de 2016. Resultados: as atividades foram realizadas em diferentes espaços: práticas de laboratório, atividades extracurriculares e participação de uma atividade de extensão, por meio do trabalho em grupo e da problematização. O estímulo ao ensino docente proporcionou às bolsistas o desenvolvimento do senso crítico-reflexivo. Conclusão: a experiência proporcionou a fusão de conhecimentos pela elaboração e realização de metodologias ativas e pela convivência com professores e alunos que contribuíram para a formação profissional e consolidaram o desenvolvimento de ações essenciais à vida universitária.

Descritores: Enfermagem. Ensino. Mentor

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Biografia do Autor

Lais Silva de Brito, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Discente de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC e integrante do grupo de pesquisa sobre a Saúde da Criança e do Adolescente. Voluntária do Grupo de Pesquisa Saúde e Qualidade de Vida da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.

Lorena de Santana Ribeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Bolsista do Grupo de pesquisa sobre a Saúde da Criança e do Adolescente.

Larissa Oliveira Ulisses, Universidade Federal da Bahia

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa sobre a Saúde da Criança e do Adolescente.

Mara Fernanda Alves Ortiz, FACULDADE MOGIANA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Diretora de escola da Prefeitura Municipal de Moji Mirim, docente titular da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo e coordenadora de curso do Instituto de Ensino Superior de Itapira.

Maria Carolina Ortiz Whitaker, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciências da Saúde (Área Enfermagem) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Membro do grupo de pesquisa sobre a Saúde da Criança e do Adolescente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2017-10-20

Como Citar

Brito, L. S. de, Ribeiro, L. de S., Oliveira Ulisses, L., Ortiz, M. F. A., & Whitaker, M. C. O. (2017). EXPERIÊNCIA DE DISCENTES DE ENFERMAGEM EM METODOLOGIAS ATIVAS NA ATIVIDADE DE ENSINO DOCENTE. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(3). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i3.21715

Edição

Seção

Relato de Experiência/Caso