BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO CONTEXTO DA EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v31i3.20378Palavras-chave:
Enfermagem Pediátrica, Enfermagem em Emergência, Jogos e BrinquedosResumo
Objetivo: compreender a percepção da equipe de Enfermagem e de pais sobre o uso do brinquedo terapêutico durante o atendimento da criança na emergência hospitalar. Método: estudo qualitativo, exploratório e descritivo, realizado com doze profissionais da equipe de Enfermagem e sete mães de crianças em idade pré-escolar e escolar, submetidas à punção venosa e administração de injetáveis, na emergência de um hospital pediátrico. A entrevista semiestruturada foi utilizada para a coleta das informações. Empregada a análise de conteúdo na análise dos discursos dos profissionais da equipe de Enfermagem e das mães acompanhantes da criança. Resultados: os profissionais, em sua maioria, desconhecem o conceito e a aplicabilidade do brinquedo terapêutico, ao passo que as mães o percebem como um recurso facilitador durante o atendimento na emergência hospitalar. Conclusão: o brincar pode ser visto como uma possibilidade dentro do processo de Enfermagem, sendo incluído no contexto do cuidado na emergência pediátrica.
Descritores: Enfermagem pediátrica. Enfermagem em emergência. Jogos e brinquedos.
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