BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO CONTEXTO DA EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA

Autores

  • Caroline Berté Hospital Universitário do Oeste do Paraná
  • Karin Rosa Persegona Ogradowski Docente da Faculdade Pequeno Príncipe
  • Ivete Palmira Sanson Zagonel Faculdade Pequeno Príncipe
  • Luana Tonin Universidade Federal do Paraná
  • Luciane Favero Universidade Positivo
  • Renato De Lima Almeida Junior Hospital Pequeno Príncipe

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i3.20378

Palavras-chave:

Enfermagem Pediátrica, Enfermagem em Emergência, Jogos e Brinquedos

Resumo

Objetivo: compreender a percepção da equipe de Enfermagem e de pais sobre o uso do brinquedo terapêutico durante o atendimento da criança na emergência hospitalar. Método: estudo qualitativo, exploratório e descritivo, realizado com doze profissionais da equipe de Enfermagem e sete mães de crianças em idade pré-escolar e escolar, submetidas à punção venosa e administração de injetáveis, na emergência de um hospital pediátrico. A entrevista semiestruturada foi utilizada para a coleta das informações. Empregada a análise de conteúdo na análise dos discursos dos profissionais da equipe de Enfermagem e das mães acompanhantes da criança. Resultados: os profissionais, em sua maioria, desconhecem o conceito e a aplicabilidade do brinquedo terapêutico, ao passo que as mães o percebem como um recurso facilitador durante o atendimento na emergência hospitalar. Conclusão: o brincar pode ser visto como uma possibilidade dentro do processo de Enfermagem, sendo incluído no contexto do cuidado na emergência pediátrica.

Descritores: Enfermagem pediátrica. Enfermagem em emergência. Jogos e brinquedos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Berté, Hospital Universitário do Oeste do Paraná

Enfermeira Graduada pela UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Possui Residência em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade Pequeno Príncipe. Atualmente é Enfermeira do Hospital Universitário do Oeste do Paraná.

Karin Rosa Persegona Ogradowski, Docente da Faculdade Pequeno Príncipe

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Docência na Saúde pelo Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde - EducaSaúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Enfermagem pela UFPR (2008). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente (FPP). 

Ivete Palmira Sanson Zagonel, Faculdade Pequeno Príncipe

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1976), especialista em Metodologias Ativas do Ensino Superior na Área de Saúde (2012), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1985) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor titular da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). Professora aposentada da UFPR. 

Luana Tonin, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), (2012). Especialista em Saúde Pública com enfâse em ESF pela ESAP (2013). Possui Residência em Enfermagem na área de Saúde da Criança e do Adolescente pelo HPP (Hospital Pequeno Príncipe), 2014/2016. Atualmente Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem na Universidade Federal do Paraná-2016 (Bolsista CNPQ). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão de Cuidado Humano em Enfermagem (NEPECHE). Atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da criança, cuidado em enfermagem e cuidado domiciliar.

Luciane Favero, Universidade Positivo

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Paraná- UFPR, Especialista em Enfermagem Pediátrica com ênfase em UTI Pediátrica pela PUC-PR, Especialista em Enfermagem Neonatal pela Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP), Mestre em Enfermagem pela UFPR e Doutora em Enfermagem também pela UFPR. Atua como docente na Universidade Positivo.

Renato De Lima Almeida Junior, Hospital Pequeno Príncipe

Enfermeiro do Setor de Educação Continuada do Hospital Pequeno Príncipe. Curitiba-PR.

Publicado

2017-11-06

Como Citar

Berté, C., Persegona Ogradowski, K. R., Sanson Zagonel, I. P., Tonin, L., Favero, L., & De Lima Almeida Junior, R. (2017). BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO CONTEXTO DA EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(3). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i3.20378

Edição

Seção

Artigo Original