POSSIBILIDADES NEOEUGÊNICAS FACE AO DIAGNÓSTICO GENÉTICO PRÉ-IMPLANTACIONAL: PONDERAÇÕES ÉTICO-JURÍDICAS A PARTIR DA RESOLUÇÃO 2.320/2022 DO CFM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcc.v3i0.54923

Resumo

Este trabalho se propõe analisar a eticidade do implemento de instrumentos advindos da biotecnologia, em especial o Diagnóstico Genético Pré-implantacional, e as possibilidades de neoeugenia a partir da sua utilização, considerando a Resolução 2.320/2022 do CFM. Questiona-se há a observância do princípio da dignidade da pessoa humana diante das “zonas cinzentas” trazidas pela omissão legislativa. Neste sentido, pretende-se no primeiro capítulo estabelecer a contextualização da problemática a ser enfrentada;  no segundo capítulo busca-se entender o instituto do Diagnóstico Genético Pré-implantacional e examinar as principais normas que regem a reprodução assistida; no terceiro capítulo desenvolve-se uma construção histórica a fim compreender os variados conceitos de eugenia; no quarto capítulo promove-se ponderações sobre implicações bioético-jurídicas de práticas neoeugênicas e  realiza-se reflexões acerca dos limites entre a finalidade terapêutica e o melhoramento genético, bem como sobre as possibilidade neoeugências a partir do uso desenfreado do Diagnóstico. Para tanto, valeu-se do método hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa, utilizando revisão bibliográfica de artigos científicos, obras importantes sobre o tema, bem como análise legislativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Augusta da Silva Câmara, Universidade Católica de Salvador

Graduanda em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

Downloads

Publicado

2023-07-19

Como Citar

CÂMARA, L. A. da S. POSSIBILIDADES NEOEUGÊNICAS FACE AO DIAGNÓSTICO GENÉTICO PRÉ-IMPLANTACIONAL: PONDERAÇÕES ÉTICO-JURÍDICAS A PARTIR DA RESOLUÇÃO 2.320/2022 DO CFM. Revista Conversas Civilísticas, Salvador, v. 3, n. 1, p. 93–120, 2023. DOI: 10.9771/rcc.v3i0.54923. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/conversascivilisticas/article/view/54923. Acesso em: 22 dez. 2024.