ALGUNS EXEMPLOS HISTÓRICOS DE PLURALISMOS JURÍDICOS IGUALITÁRIOS E SUBORDINANTES

J. CAGE, 4’33” E O SENTIDO DA EXPRESSÃO “SOCIEDADE ABERTA DOS INTÉRPRETES DA CONSTITUIÇÃO”.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcc.v2i0.49930

Resumo

1. O compromisso da Constituição de 1988 com a noção de pluralismo – do “simples” pluralismo político fundamento (artigo 1º, V) aos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil (artigo 3º, I, III e IV).
2. Pluralismo “confessado”: a noção de pluralismo em suas três variantes principais segundo o “Novo Constitucionalismo Latino-americano” – de um mero “pluralismo jurídico subordinado” a um autêntico “pluralismo igualitário”.
3. Experiências anteriores de “pluralismo jurídico igualitário”: a) a harmonia subjacente a duas dicotomias romanas: “ius civile” vs. “ius gentium” e “ius civile” vs. “ius honorarium”; b) a pluralidade de ordens jurídicas autônomas durante da transição entre Alta e Baixa Idade Média e o surgimento do Direito Internacional Privado; c) a relação paulatinamente construída entre o direito canônico e os direitos nacionais.
4. Experiências anteriores de “pluralismo jurídico subordinante”: a) a queda do Império Romano do Ocidente e o dualismo dos primeiros tempos do Direito Visigótico; b) a pluralidade de jurisdições essencial à evolução histórica do sistema do “Common Law”.
5. Pluralismo “oblíquo” (disfarçado ou dissimulado): amplas reformulações sistemáticas galvanizadas por intervenções “meramente” hermenêuticas: a) o sistema de direito subsidiário nas sucessivas “Ordenações do Reino de Portugal”; b) a Lei de 18 de agosto de 1769 (Lei da Boa Razão);
6. Conclusão: alguns desafios derivados da necessidade de um enfrentamento atual da temática do “pluralismo” – à luz de algumas experiências históricas anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estevan Lo Ré Pousada

Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – FDUSP. Professor Titular de Direito Civil da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – FDSBC. Advogado.

Downloads

Publicado

2023-07-19

Como Citar

POUSADA, E. L. R. ALGUNS EXEMPLOS HISTÓRICOS DE PLURALISMOS JURÍDICOS IGUALITÁRIOS E SUBORDINANTES: J. CAGE, 4’33” E O SENTIDO DA EXPRESSÃO “SOCIEDADE ABERTA DOS INTÉRPRETES DA CONSTITUIÇÃO”. Revista Conversas Civilísticas, Salvador, v. 2, n. 1, p. 107–123, 2023. DOI: 10.9771/rcc.v2i0.49930. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/conversascivilisticas/article/view/49930. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Direito Civil Contemporâneo