Papel de embrulhar peixe: uma análise sobre o modelo econômico de distribuição dos jornais e seus prognósticos // FISH WRAPPING PAPER: AN ANALYSIS OF THE ECONOMIC MODEL OF THE DISTRIBUTION OF NEWSPAPERS AND THEIR PROGNOSTICS

Autores

  • Viktor Chagas

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i2.9809

Palavras-chave:

Economia política da imprensa escrita, distribuição dos jornais, crise na imprensa

Resumo

O presente trabalho se inscreve em pesquisa que busca compreender o atual cenário político-econômico da imprensa escrita brasileira. Entre seus objetivos principais estão: (1) compreender como opera o sistema de distribuição da imprensa escrita nacional, em especial evocando a dimensão das bancas de jornais, como atores de fundamental relevância política e econômica para este circuito; e, (2) através desta primeira apreensão, investigar de maneira mais aprofundada o modelo econômico da imprensa escrita nacional, notadamente os jornais, e que, na esteira de outros países, tem sido apontado como um dos principais vértices da crise de credibilidade e reconhecimento enfrentada pela imprensa de modo geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viktor Chagas

Viktor Chagas é professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (Cpdoc-FGV). No âmbito acadêmico, desenvolve pesquisas nas áreas de Mídia e Política, História da Imprensa e Redes Colaborativas, procurando explorar questões inerentes aos sistemas de distribuição da imprensa escrita e às nuances dos conceitos de jornalismo cidadão e cooperação. É coordenador do curso de graduação em Estudos de Mídia da UFF.

Downloads

Publicado

2014-08-28