Da foto à fotografia: os jornais precisam de fotógrafos? // FROM PHOTO TO PHOTOGRAPHY: DOES NEWSPAPERS NEED PHOTOGRAPHERS?
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i1.9795Palavras-chave:
fotojornalismo, convergência digital, polivalência profissionalResumo
Adotando um caso sintomático, a demissão de toda a equipe de fotógrafos do Jornal Chicago Sun Times, em junho de 2013, e a transferência desta tarefa para os repórteres, o texto analisa o fato de modo múltiplo: através da transição tecnológica e profissional do fotojornalismo; da progressiva desintermediação do fotojornalismo como conjunto de práticas vinculada à notícia; e pela adoção da convergência digital e sua consequente formatação do profissional polivalente, com competência flexível. Após essa discussão preliminar, aborda-se o percurso ontológico do fotojornalismo sob a hipótese destes fatores atuarem em um reposicionamento epistemológico dos repertórios envolvidos na produção da fotografia de notícia. Resultando, deste modo, em possíveis tendências que reestruturam o conceito profissional do fotojornalismo e do fotógrafo de imprensa.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.